Com a chegada do Android Oreo voltaram as eternas questões de quais os fabricantes que o iriam adotar e em que equipamentos. Este é o maior problema do Android e que parece não ter solução.
A Nokia desde cedo alertou que iria procurar manter os seus equipamentos atualizados e parece estar a cumprir. O mais recente smartphone a receber o Android Oreo é o Nokia 8 e muitos utilizadores estão já a instalá-lo.
Ainda sem uma expressão significativa no universo Android, a mais recente versão deste sistema operativo está lentamente a ser adotado pelos fabricantes, preferencialmente em novos equipamentos.
Aparentemente os equipamentos já no mercado estão a ficar para segundo plano, esperando que os fabricantes invistam tempo nas adaptações necessárias para que as atualizações sejam lançadas.
A Nokia resolveu saltar este passo e tem já lançada a sua versão do Android Oreo para o seu equipamento de topo, o Nokia 8. O anúncio foi feito pela própria marca na sua conta do Twitter.
O k, here we go
R eviewed your feedback
E verything is polished
O fficial update rolling out today! #AndroidOreo #Nokia8 #Oreo #Nokiamobilebetalabs pic.twitter.com/QpZeh9JTu0— Juho Sarvikas (@sarvikas) November 24, 2017
Por norma, e mesmo depois destes anúncios, as atualizações acabam por demorar a chegar e a sua disponibilização é feita de forma faseada, para prevenir problemas e detetar falhas.
Mais uma vez a Nokia acabou por ir contra o que é normal e tem já na rua esta atualização, pronta a ser instalada, estando a mesma a ser enviada via OTA para os utilizadores.
Foi também no Twitter que surgiram as primeiras informações, com vários utilizadores a relatarem que já têm a atualização para o Android Oreo disponível e a ser instalada.
https://twitter.com/Robinxdroid/status/934037243471175681
Face ao que a marca já tinha anunciado antes, esta novidade acaba por não ser estranha. Sempre foi afirmado que procurariam atualizar para o Android Oreo o mais cedo possível e assim que tivessem a sua versão pronta.
Isto só é possível, em parte, graças ao facto da Nokia usar uma versão de Android pura, sem qualquer launcher próprio e sem qualquer alteração do mesmo. Assim, não precisaram de adaptar as suas aplicações para o novo sistema, tendo-se ficado apenas no hardware.
Agora que o Nokia 8 já tem o Android Oreo, espera-se que muito em breve surjam as atualizações para o resto dos modelos que a Nokia tem já lançados, cumprindo a promessa feita.