Android mostrará bateria dos dispositivos Bluetooth ligados
Uma funcionalidade já presente no iOS e em algumas ROMs personalizadas do Android (Huawei, Samsung, OnePlus, Xiaomi, LG) e que não figura nas variantes stock do Android é a possibilidade de visualizar e controlar a carga de bateria dos dispositivos emparelhados por Bluetooth.
A Google, para tornar o seu sistema operativo Android ainda mais funcional e completo, irá inserir em breve esta funcionalidade no seu sistema operativo.
Esta descoberta foi anunciada no fórum XDA-Developers que, depois de terem analisado o código fonte das novas APIs do Android Open Source Project (AOSP), encontraram várias referências a esta nova funcionalidade.
Analisando o API, puderam constatar que esta nova funcionalidade enviará valores entre -1 (se o dispositivo estiver desconectado do smartphone, se estiver o Bluetooth desligado ou se o dispositivo não suportar tal capacidade) e 100, o que levará o indicador da carga de bateria dos dispositivos emparelhados a mostrar valores percentuais.
Também foi possível constatar que a API vai permitir uma ligação e interação entre estes dados e certas aplicações que o suportem, esperando por isso uma maior ligação e abrangência desta nova capacidade do Android, podendo ser apresentada sobre a forma de um ícone, um widget ou, simplesmente, inserida no menu de notificações.
No entanto, as novas possibilidades e capacidades desta nova API não serão inseridas já na próxima versão pública do Android O, nome temporário dado à versão 8.0. A Google já anunciou que panóplia de APIs está concluída, pelo que esta nova funcionalidade do Android apenas será lançada futuramente no Android 8.1 ou no Android 9.
Para os utilizadores que não têm esta funcionalidade disponível, resta apenas usar aplicações de terceiros, que muitas vezes não são tão eficientes e eficazes quanto seria esperado.
De qualquer modo, o mais importante é que esta nova e útil capacidade do Android está a ser desenvolvida e estará em breve ao dispor dos utilizadores e dos programadores que a queiram inserir nas suas aplicações.
Convém também salientar que nem todos os dispositivos Bluetooth suportarão esta novidade, visto que requer que estes dispositivos estejam configurados e concebidos para partilharem estas informações da bateria com o equipamento com o qual estão emparelhados.
Via XDA
Este artigo tem mais de um ano
no s6, s7, s8 ja mostra quando puxo o bluetooth para baixo, mostra o gear s, gear s3….e uma maquina de cc conectada tb.
O IPhone já o faz a anos
O Android também.
LOL.
A notícia é que vai passar a fazer, mas dizes que já faz há anos… muito bom.
A notícia diz que o AOSP vai ter, tenho Nexus 5 com LineAgeOS e antes tive 1000 ROMS differentes e desde que comprei os meus primeiros phones (cerca de um ano ou mais) Bluetooth que aparece uma barra ao lado do icon (bluetooth) que vai diminuindo consoante a bateria aparelho. Será preciso um Screen Shot? Pelo vistos tenho um super telefone do futuro. Ou então são os phones do eBay que são um espetáculo. =)
Tá na primeira frase da noticia
“Uma funcionalidade já presente no iOS e em algumas ROMs personalizadas do Android (Huawei, Samsung, OnePlus, Xiaomi, LG) e que não figura nas variantes stock do Android é a possibilidade de visualizar e controlar a carga de bateria dos dispositivos emparelhados por Bluetooth.”
Faz? Em que planeta?
Terra
Pergunta estúpida: E então? Em que é que isso contribui positiva ou negativamente para o artigo em questão?
Espero que está funcionalidade não gaste mais bateria, visto que a maioria dos dispositivos tem algum led ou visor que denuncia a bateria existente, ou mesmo um som quando chega a 20%.
A ROM da Meizu também já o faz há algum tempo!
sim existem dispositivos como por exemplo o huawei mediapad m3 que já disponibilizam nativamente, outros ainda não e pelo que percebi neste post é que irá ser generalizado em todos os androids com a nova versão.
portanto tanto o The Game Hub como o Arkan podem ter a sua razão.
É incrível a falta de brain que esta gente tem.
No artigo está bem explícito que algumas roms (e até exemplifica algumas marcas) têm e depois comentam: “O meu Huawei tem”, “O meu OnePlus tem”…. Gente…