O salto tecnológico que a Apple deu quando lançou o iPhone X, e em especial o Face ID, mostrou a sua capacidade de reinventar tecnologias e melhorá-las, afastando-se da concorrência.
Seria esperado que a esta hora já outras marcas tivessem conseguido igualar a Apple nesta tecnologia, mas os dados da indústria revelam que os fabricantes Android estão 2 anos atrás da Apple.
Uma avaliação do mercado, feita pela Reuters junto dos fornecedores de peças para a construção de smartphones, revelou algo que muitos já tinham percebido. Os fabricantes Android não estão a conseguir acompanhar a tecnologia de reconhecimento facial da Apple e, segundo foi revelado, este atraso será de 2 anos.
As razões para este atraso dos fabricantes Android
A principal razão para este atraso é a escassez de componentes necessários para a criação destes sistemas de sensores 3D, o que levará a que a sua adoção apenas se inicie no próximo ano.
A informação vem de 3 dos principais fabricantes, a Viavi Solutions, Ams AG e Finisar Corp, que são também fornecedores de peças para o sistema que cria o Face ID e que vão poder oferecer os componentes a outras empresas.
Uma tecnologia de milhões de dólares
Por agora os sistemas como o Face ID estão limitados ao reconhecimento facial e aos animojis 3D, mas existem muitas mais áreas onde estes sistemas podem ser usados e gerar receitas de vários milhões de dólares.
A principal área será a da realidade aumentada, onde os utilizadores vão passar a poder ter um papel mais central, com a criação de avatares 3D e a sua integração mais realista.
Depois da questão do preço dos componentes impedir a massificação, é agora a disponibilidade de componentes que está a impedir a chegada de sistemas similares ao Android, mesmo nos equipamentos de topo e de preços mais elevados.