Pplware

Android 14 vai trazer o envio de SMS por satélite a todos os smartphones

As grandes marcas parecem apostadas em trazer a comunicação por satélite para os seus smartphones. As primeiras ofertas ainda são limitadas e usadas em situações especiais, mas espera-se que evoluam. A Google parece querer trazer uma novidade no Android 14, com a possibilidade de enviar SMS por satélite em todos os smartphones


A Apple e a Huawei foram pioneiras no que toca a comunicações por satélite. A empresa americana trouxe ao iPhone a possibilidade de enviar mensagens de emergência no iPhone, tal como a sua concorrente o fez, mas com o envio de SMS via satélite no Mate 50 e 50 Pro, e depois no P60.

Curiosamente a Samsung acabou por descartar por algum tempo esta possibilidade, por estar ainda limitada. Assim, tudo parece pronto para que seja a Google a assumir o papel de disseminar esta tecnologia e esta capacidade, usando para isso o Android 14.

Assim, e do que está a ser revelado, a próxima versão do sistema da Google para smartphones terá uma novidade. No seu interior, junto de muitas outras funcionalidades, estará a capacidade de enviar SMS usando para isso a rede de satélites de um qualquer operador que esteja contratado.

Naturalmente que o Android 14 só por si não terá a capacidade de enviar estas mensagens. Associado a sistema e ao smartphone onde estiver a correr, será necessário que esteja presente o hardware necessário para se ligar à rede de satélite.

Outro pormenor importante é que esta capacidade não será limitada e um exclusivo dos Pixel da marca, como a Google já fez no passado. Do que é revelado será acessível aos Pixel, mas a Samsung deverá também oferecer esta capacidade nos seus smartphones.

Se até agora a capacidade de ligação aos satélites, ainda que limitada, já provou ser uma mais-valia, a verdade é que a sua massificação oferecerá ainda muito mais. Espera-se que em breve seja possível complementar as ligações dos operadores com estes serviços de satélite e assim ter uma cobertura totalmente completa.

Exit mobile version