A Google domina o mercado mobile em várias frentes, entre elas a da pesquisa que o Android traz e que a maioria usa. Esta posição esteve prestes a ser abalada, devido a uma possível mudança da Samsung. Esse momento acabou e afinal a gigante dos smartphones não vai mudar para o Bing e para a Microsoft.
A Samsung queria trocar para o Bing
Foi há cerca de 1 mês que começou a circular o rumor de que a Samsung poderia abalar o universo Android. Em causa estaria uma mudança simples, mas que teria um peso muito grande no que a Google tem no mercado dos smartphones e dos serviços.
Tudo apontava para que a pesquisa da Google deixasse de ser o padrão nos smartphones da Samsung. A escolha para esta mudança seria óbvia e iria passar a ser suportada pela Microsoft, com o seu renovado Bing e a sua IA, cada vez mais interessante.
Ainda que não passasse de uma ideia, que aparentemente seria real e estaria a ser discutida, tudo terá mudado agora. Novas informações referem que a Samsung terá invertido a sua decisão de ponderar a mudança e desistido de passar a usar o Bing.
A Samsung, a maior fabricante de smartphones do mundo, suspendeu uma revisão interna que explorava a substituição do Google pelo Bing nos seus dispositivos móveis, disseram as pessoas. A possível troca teria substituído o Google como o principal mecanismo de busca da app de navegação na web “Internet” da Samsung, que vem pré-instalada nos smartphones da empresa sul-coreana.
Afinal vai ficar no Google dentro do Android
A declaração agora obtida mostra que a ideia que inicialmente circulou era real e a Samsung queria mesmo mudar. Além disso, fica também claro que a alteração não seria alargada a todo o Android presente nos smartphones.
Esta mudança seria apenas focada num único ponto, o que a Samsung ainda poderá controlar na sua utilização do Android. Falamos da pesquisa que a empresa tem no seu browser próprio e que está em todos os smartphones da marca, o Samsung Internet.
Seria uma vitória sem precedentes da Microsoft
Aparentemente, o motivo para a Samsung suspender a troca deve-se a preocupações sobre como a troca seria percebida tanto pelo mercado quanto pelo Google. Esta é um parceiro importante da gigante dos smartphones. No entanto, a porta não está totalmente fechada para um futuro em que a Samsung trabalhe com o Bing.
Esta teria sido uma jogada forte da Samsung e uma vitória muito clara do Bing da Microsoft. Este passaria a ser o mecanismo de pesquisa num local de destaque, mesmo à frente de centenas de milhões de utilizadores de smartphones.