Um dos produtos mais conhecidos da Xiaomi é a MIUI, a interface Android alterada pela empresa chinesa e que possuí várias opções e ferramentas fundamentais do dia-a-dia dos utilizadores.
Em Junho, a Xiaomi disponibilizou a MIUI 8 na ROM developer chinesa, uma nova versão equipada com muitas novidades, das quais apresentamos 5 que se destacam.
A Xiaomi, antes de ser uma grande potência tecnológica como hoje conhecemos, começou por ter como único produto a sua ROM MIUI. Desde o seu lançamento, em 2010, até aos dias de hoje, a MIUI já conta com 170 milhões de utilizadores a nível global e tornou-se numa das melhores interfaces do mundo Android.
Durante o mês de Maio, a gigante chinesa apresentou a MIUI 8 carregada de novidades, tendo sido disponibilizada a primeira versão pública no dia 11 de Julho para a ROM developer chinesa.
Depois de testarmos esta ROM apresentamos 5 novidades que marcam esta nova versão da interface.
1. Barra de notificações
Uma das principais alterações da MIUI 8 foi a reformulação da barra de notificações, passando agora a adoptar o material design.
Nesta nova versão, as notificações e os toggles foram unificados num único separador que conta agora também com informações meteorológicas e com uma barra de pesquisa num único lugar.
Caso prefira voltar à configuração da MIUI 7, em que existia um separador para notificações e outro de toggles, é apenas necessário ir, às definições, a “notificações e barra de estado” e alterar o layout pré-definido.
2. Captura de ecrã completo
Nesta nova versão da sua interface Android, a Xiaomi acrescentou a possibilidade de tirar capturas de ecrãs longas. Assim, caso queira capturar uma página inteira, já não precisa de tirar vários prints, capturando tudo numa única imagem.
Para fazer esta captura de ecrã longa, é apenas necessário abrir a página a guardar, fazer uma captura de ecrã (volume – e botão ligar/desligar) e carregar na miniatura que surge no canto superior esquerdo. Ao abrir a miniatura, surge a opção de scroll, que permite selecionar a área que queremos guardar.
Infelizmente, esta opção ainda só está disponível para algumas aplicações, dado que não aceitou fazer scroll no Google Chrome.
3. Second Space
Desde cedo surgiram soluções para que se evitasse usar mais que um telemóvel, como é caso do dual sim. Mas, na MIUI 8, a Xiaomi veio agora elevar a fasquia e implementou o second space.
Com o second space é possível criar uma segunda sessão no telemóvel onde todas as definições, aplicações e contas são diferentes da sessão principal. No fundo, é como ter dois telemóveis num único visto que se pode ter uma conta Google configurada numa sessão com algumas aplicações e ter uma segunda conta Google configurada na segunda sessão com outras aplicações instaladas. Toda a gestão de fotografias, contactos e ficheiros é também independente de uma sessão para a outra, sendo possível importar e exportar dados entre elas.
A segunda sessão pode ser protegida por um código pin ou padrão. Se cada sessão tiver um código, ao desbloquear o smartphone, dependendo do código que introduzirmos entra na sessão respectiva.
4. Aplicações duplicadas
Já alguma vez lhe aconteceu querer configurar duas contas numa app e apenas ser possível ter uma sessão aberta de cada vez?
Agora com a opção dual app da MIUI 8, já é possível clonar uma aplicação e ter as duas sessões abertas ao mesmo tempo. Embora este procedimento já fosse possível com aplicações de terceiros, a Xiaomi decidiu implementar esta opção nativamente para que qualquer utilizador consiga usufruir desta opção.
Para clonar uma aplicação é apenas necessário ir às definições, carregar na opção dual app e escolher as aplicações que queremos clonar. Será então criada automaticamente um clone que será adicionado às restantes aplicações e que funcionará como uma aplicação independente da original.
5. Menu flutuante “bola rápida”
Esta é uma opção que já está disponível a algum tempo no iOS e a Xiaomi decidiu agora implementar na MIUI 8.
Através desta opção, é possível adicionar um circulo ao ecrã, cuja posição pode ser alterada, que permite criar 5 atalhos para diversas opções como simular teclas físicas, desligar e ligar wifi, bluetooth ou dados, colocar o telemóvel em silêncio, ligar a lanterna, fazer uma captura de ecrã, abrir uma aplicação (qualquer uma das instaladas), entre outras opções.
Esta opção foi também adicionada nas últimas actualizações da MIUI 7, não sendo exclusivo da nova versão.
Para a ativar, é apenas necessário ir às definições adicionais e carregar em “Quick ball”.
A Xiaomi tem apostado forte no desenvolvimento da sua interface e na sua adaptação às necessidades do utilizador. Embora esta nova versão da Miui não tenha tido as alterações que se esperavam, foram adicionadas algumas opções bastante interessantes.
A MIUI 8 está já disponível na versão developer da ROM chinesa e deverá chegar à versão global em Agosto de 2016.