As atualizações continuam a ser o calcanhar de Aquiles dos dispositivos Android, com vários fabricantes a teimarem em não atualizar os seus modelos.
Mas o que será mesmo importante, as atualizações do Android ou a otimização do sistema?
Embora a Google continue a fazer um esforço para diminuir a fragmentação, muitas marcas continuam a não atualizar os seus dispositivos de forma frequente.
Numa altura em que as atualizações começam a ter uma importância maior, é fulcral levantar a questão: é mais importante as atualizações do Android ou a melhoria da estabilidade de sistema?
Existem marcas, como a Google e a Apple, que mantêm uma política de atualizações frequentes em todos os seus modelos, tanto para novas versões do sistema, como de otimização e segurança. Nestas marcas as atualizações são rápidas e chegam pouco depois de serem lançadas.
Noutras marcas, como Samsung, LG ou Huawei, as atualizações de sistema são mais frequentes nos equipamentos de topo, mas demoram algum tempo a serem lançadas. As atualizações de otimização e segurança também chegam a estas marcas, mas a um ritmo mais lento, dependendo da política da marca.
Marcas como a Xiaomi, embora atualizem os seus modelos de topo ou os mais populares para as novas versões, apostam mais na atualização da sua interface independentemente da versão de Android, mantendo as atualizações de segurança e otimização constantes. Neste caso preferem manter os smartphones em versões de Android anteriores, apostando na otimização.
Por fim, existem outras marcas que lançam os smartphones para o mercado, muitas vezes com versões de Android desatualizadas e que nunca chegam a ser atualizadas.
Atualizações do Android significam melhor desempenho?
Esta é uma afirmação que nem sempre é verdadeira. Sendo as novas versões desenhadas para novos modelos, necessitando muitas vezes de mais recursos ou novas tecnologias, existem modelos mais antigos que podem não suportar ou tornar-se mais lentos.
Ao mesmo tempo, existem marcas que, embora lancem atualizações, estas são mal trabalhadas e otimizadas, levando vários bugs aos smartphones.
No caso da Google ou Apple, embora garantam um largo período de atualizações, 18 meses para a Google e 5 anos para a Apple, vários utilizadores queixam-se que as últimas versões acabam por “matar” o smartphone e dificultar a sua utilização.
No entanto, o oposto também existe, com marcas a trabalhar bem no capítulo das atualizações e a conseguirem uma boa evolução nos smartphones mais antigos com as novas versões de Android.
O que é melhor, atualizações Android ou otimização do sistema?
Na verdade, para o comum dos utilizadores, as atualizações do Android não têm uma grande importância, sendo preferível a estabilidade e velocidade de resposta. Analisando vários grupos de smartphones, muitos utilizadores até olham com desconfiança para as atualizações, havendo sempre o receio dos smartphones apresentarem problemas devido a este processo.
Para os utilizadores mais interessados ou avançados, as atualizações são um ponto muito importante, trazendo mais segurança e novas funcionalidades para os seus smartphones.
Embora fosse preferível ter atualizações de Android e uma boa estabilidade ao mesmo tempo, se necessário escolher um deles, a resposta vai depender sempre do tipo de utilizador.
Se for uma pessoa preocupada com as atualizações, deve procurar sempre uma marca bem conceituada neste capítulo, com especial foco nos Pixel ou nos iPhone. Embora menos usados, os Lumia também costuma cumprir, podendo também ser uma hipótese.