Pplware

Amazon deixou de cifrar os dados no seu sistema operativo

A grande luta da Apple neste momento está em conseguir evitar que a justiça e o FBI a obriguem a criar formas de aceder aos dados cifrados no seu iOS. A maioria das empresas tem mostrado o seu apoio, procurando assim criar uma situação que de certeza se repetirá.

A Amazon foi uma das apoiantes da Apple, mas a verdade é que acabou por tomar acções bem diferentes. A Amazon retirou a cifra dos dados no seus sistema operativo.

Esta alteração de fundo no FireOS 5 está a ser lançada de forma muito discreta numa actualização que a empresa lançou para alguns dos seus modelos.

Nestes casos a cifra dos dados, que garantem a sua protecção foi removida e estes passam assim a estar em claro e acessíveis a todos os que necessitarem de lhes aceder.

Segundo a Amazon, que justificou agora a sua ação, esta decisão de abandonar a cifra está na pouca adesão que esta funcionalidade teve e que por isso foi removida.

A proposta da Amazon para que os seus utilizadores mantenham a cifra dos seus dados no disco dos seus equipamentos é manterem-se em versões mais antigas do FireOS, o que é desaconselhado por se manterem assim sem as actualizações de segurança que o FireOS 5 traz.

Depois de confrontada com todas as queixas e reclamações dos seus utilizadores, a Amazon decidiu que a cifra de dados irá voltar, esperando-se que esta opção volte a estar presente numa actualização a ser lançada já na primavera.

Esta decisão de Amazon é estranha e demonstra uma diferença desta empresa em relação às acções que toma. Depois de ter sido uma das apoiantes da Apple, na sua luta contra o FBI, veio alterar as suas políticas e preparou-se para ser colaborativa em situações futuras.

A batalha da Apple ainda não terminou, mas vai criar uma situação de ruptura entre as autoridades norte americanas e as gigantes tecnológicas. De futuro tudo será diferente, quer a Apple consiga evitar as novas regras que o FBI quer impôr quer o FBI consiga levar para a frente os seus intentos.

Exit mobile version