A CES 2016 tem sido rica em novidades em várias áreas. Infelizmente sabe-se agora que nem todas são positivas e vão ter repercussões no futuro.
Soube-se há poucas horas que a chinesa Lenovo vai “matar” uma das mais icónicas marcas norte americanas de tecnologia, a Motorola.
A notícia do fim da Motorola foi anunciada pelo COO da empresa que revelou que os planos inicialmente traçados aquando da sua compra pela Lenovo foram repensados e alterados.
Se inicialmente estas duas marcas iriam coexistir de forma paralela e em mercados distintos, há agora a vontade de introduzir apenas o nome Lenovo em todos os produtos.
Lenovo Sim… Motorola já não
A Motorola não vai para já desaparecer, mantendo-se alguns dos seus logotipos e nomes, como a linha Moto. O que se alterará sim é o nome da marca presente nos produtos, que passa a ser Lenovo.
Mas haverá uma alteração gradual, com início efectivo. A linha Moto será usada para os equipamentos de gama mais elevada e o nome Vibe, oriundo da Lenovo, será para os equipamentos de gama mais baixa.
O declínio de um gigante da indústria
Desde que a Google comprou a Motorola em 2012 que a empresa perdeu a sua autonomia e a sua imagem de marca. Foram tempos áureos mas que depressa desapareceram.
A venda da Motorola à Lenovo em 2014 por 2,91 mil milhões de dólares, prometia um renascimento da marca, com a aparente liberdade que lhe era dada.
Os novos produtos que surgiram, como toda a série de smartphones Moto e o smartwatch Moto 360, mostraram ainda o fôlego que a marca tinha em inovar e apresentar produtos únicos.
O peso da Motorola
O desaparecimento da Motorola é uma perda muito elevada para a indústria e para toda a história da telefonia. Foi esta marca que inventou o telemóvel e que trouxe para este mercado muitos modelos e ideias que ainda hoje são marcos.
Hoje é o principio do fim de um ícone!