Pplware

WhatsApp pode receber uma função herdada do MSN Messenger

O serviço de mensagens e comunicações instantâneas, o WhatsApp, estará a ponderar aplicar uma função de outrora. Se sente falta de um botão para chamar a atenção de outros utilizadores da rede social, temos boas notícias. De acordo com uma publicação italiana, a novidade está a ser testada e é similar à do MSN Messenger.

Ainda que a funcionalidade não esteja confirmada, podendo até não passar de um rumor, há factos que devemos ter em consideração.


[Informação atualizada às 15 horas]

Ainda que até ao momento sejam poucos os utilizadores que a tenham experimentado, a função estará já a circular entre alguns meios. De acordo com o site italiano, esta possibilidade foi rebatida há poucos meses pelo portal 8Satire, retirando credibilidade a esta tese, passando a ser um rumor dúbio.

 

Do MSN Messenger até ao WhatsApp

Já, por outro lado, a rede social e plataforma de comunicações WhatsApp estará a equacionar esta hipótese. O seu relato indica que a rede social está convencida da popularidade de tal função, planeando trazer essa possibilidade associada ao MSN Messenger para que possamos chamar a atenção a um determinado utilizador.

Na eventualidade de ser realmente integrada, teremos uma nova forma de enviar um “nudge” ou alerta a um determinado contacto. Dessa forma, a pessoa ou contacto saberá quando alguém necessita da sua atenção, e vice-versa. Na prática, será uma boa forma de se destacar perante os vários alertas e notificações no WhatsApp.

Assim sendo, poderá enviar um alerta sonoro e/ou vibratório, muito à semelhança do MSN Messenger. Algo ilustrado na imagem acima com o “antigo” botão e a antiga plataforma de comunicação instantânea, mas teremos agora algumas restrições para o seu uso para não saturar os utilizadores da plataforma.

 

As chamadas de atenção na rede social WhatsApp

Ainda de acordo com a fonte italiana, teremos restrições para poder enviar uma chamada de atenção. Na prática, só quando o contacto estiver online é que o poderá fazer, uma restrição com o intuito de evitar o uso indevido ou abusivo de tal função. Aliás, era algo que até o MSN Messenger já limitava, parcialmente.

Ao mesmo tempo, não deverá ser possível desativar esta função, ao contrário da notificação de leitura das mensagens. Ainda assim, para já o WhatsApp não confirmou, nem desmentiu tal curso de ação. Desse modo temos que esperar um pouco mais até que mais canais recebam esta função, possivelmente em fase beta.

Entretanto, a publicação WABetaInfo veio a público desmentir esta possibilidade. De acordo com o seu testemunho, não teremos um “nudge” sonoro ou vibratório, ainda assim, podemos vir a ter algum alerta gráfico na melhor (ou pior) das hipóteses.

Recordamos ainda que no Facebook Messenger já temos a opção de “Acenar” a um contacto e tendo em conta que também esta rede social pertence ao grupo Facebook, não é de todo descabido contemplar esta tese. A propósito, recordamos os planos de Mark Zuckerberg em fundir o Messenger, WhatsApp e Instagram.

Tudo isto pode não ter passado de uma brincadeira

Embora tenha partido, segundo consta, de uma “brincadeira”, na verdade este tipo de recurso já há algum tempo está a ser trabalhado e usado dentro do Facebook. Assim, cuidado, sabendo de antemão certas realidades, nunca digam “desta água não beberei”.

Este incorpora hoje muitas funcionalidades outrora usadas no MSN Messenger, como, por exemplo as animações, a notificação dos contactos online, a informação que alguém está a escrever na janela de conversação, possibilidade de ativar o modo de presença em offline, notificação que alguém relacionado entrou online, alteração de cores das conversas, atalhos, inclusão de jogos, entre outras ações.

Em suma, falta apenas um alerta sonoro (e vibratório) para esta exata função, já presente no Messenger.

Gostaria de ter esta possibilidade no seu WhatsApp?

 

Exit mobile version