Numa altura em que as redes são utilizadas como um canal de divulgação e de publicidade, é essencial perceber se a actividade que uma empresa tem chega efectivamente ao seu público.
As estatísticas do Facebook para páginas de fãs permitem-no de forma bastante pormenorizada e, agora, o Twitter também já integrou uma nova funcionalidade de análise detalhada aos tweets feitos por publicitários, editores e utilizadores de contas verificadas.
Através de um novo painel de actividade é já possível a publicitários, editores e utilizadores de contas verificadas no Twitter avaliarem o sucesso dos tweets orgânicos e perceber se estes estão a atingir o público-alvo para o qual foram criados.
Os publicitários poderão agora, pela primeira vez, ver quantas vezes os seus tweets foram lidos pelos utilizadores e quantos estiveram envolvidos nesta publicação, para que possam optimizar a sua estratégia de conteúdo.
Esta nova funcionalidade já se encontra disponível para todos os tipos de utilizadores já mencionados.
Resumindo, com o novo painel de actividade passa a ser possível:
- Observar a propagação dos tweets em tempo real;
- Comparar a interacção de um tweet visto na Web ou nas apps para Android e iOS e o total de retweets e de favoritos, mês a mês;
- Analisar a informação detalhada por tweet: retweets, respostas, favoritos e cliques;
- Exportar o desempenho para um ficheiro CVS que inclui tanto tweets orgânicos como promovidos
É verdade que esta funcionalidade de análise de tweets já existia, contudo não continha a riqueza de detalhes que esta nova inclui.
Fonte: Twitter – Advertising Blog