O Twitter pretendia apagar contas inativas há mais de seis meses, de modo a arrumar a sua plataforma e libertar alguns nomes de utilizador. Foram vários os utilizadores da rede social que se demonstraram contra esta intenção, e a empresa acabou por desistir da ideia.
Uma boa parte das queixas era referente a contas de pessoas falecidas, que seriam assim apagadas com as novas regras. O Twitter está já a preparar uma alternativa para esta situação e espera implementá-la em breve!
Foi descoberto recentemente que o Twitter tem em mente implementar algumas mudanças na sua rede social. O objetivo da empresa passa por “limpar” a sua plataforma de utilizadores inativos e ao mesmo tempo libertar alguns nomes de utilizador.
Assim sendo, queria apagar contas cujo último acesso havia sido realizado há mais de seis meses. As ideias eram claras e as vantagens também… Mas houve um problema para o qual a comunidade alertou!
More on Twitter's action on inactive accounts: The company is clawing back accounts that have been inactive for more than *six months*, which is likely a very large number. Inactive = user hasn't *logged in*. Seeking clarification on what happens to useful/fun bot accounts.
— Dave Lee (@DaveLeeBBC) November 26, 2019
Ao eliminar estas contas, o Twitter estaria a eliminar – para além de utilizadores inativos – contas de pessoas que já faleceram. Em alguns casos, os perfis no Twitter são quase como um “memorial digital”, que seria assim apagado.
Tendo perfeita noção deste impacto, o Twitter já tranquilizou os seus utilizadores. Antes de apagar as contas inativas, que se deverá especialmente ao cumprimento das regras do RGPD na União Europeia, a rede social de Jack Dorsey irá implementar uma funcionalidade para perpetuar perfis de pessoas falecidas.
We’ve heard you on the impact that this would have on the accounts of the deceased. This was a miss on our part. We will not be removing any inactive accounts until we create a new way for people to memorialize accounts.
— Twitter Support (@TwitterSupport) November 27, 2019
Tal já é feito pelo Facebook, sendo que o Twitter poderá seguir os mesmos moldes. Criando um meio de homenagear os utilizadores já falecidos, a rede social do pássaro azul irá então avançar para a limpeza da sua plataforma e expulsar os utilizadores inativos.