Pplware

O combate ao bullying é uma das prioridades do Instagram

As redes sociais continuam a ser palco de várias trocas de acusações, principalmente ao nível pessoal. De igual modo, o bullying continua a grassar, seja no Facebook, mas também no Instagram ou em qualquer outra rede. No entanto, o Instagram está a agora a dotar os seus utilizadores de novas formas de defesa e denúncia para evitar esta problemática.

Se é utilizador do Instagram então veja o que muda na plataforma com a mais recente atualização.


Tal como vários outros fenómenos sociais, o bullying pode passar amiúde despercebido. No entanto, nas redes sociais conseguem adquirir um novo tom, sobretudo perante o véu de anonimato que muitas vezes reveste as plataformas online. No caso concreto do Instagram, as críticas entre páginas podem ser deveras nefastas.

O bullying e as redes sociais

Nos últimos meses temos assistido a um redobrar da atenção dada à temática, além de colocar à disposição dos utilizadores novos meios para combater o bullying. De igual modo, vemos agora um reforçar dessa mesma missão com duas novas funcionalidades.

Ambas aplicadas com o intuito de levar os utilizadores a repensar as suas palavras antes de as publicarem. Isto é, essencialmente desencorajar críticas apontadas a um utilizador, ao passo que se promove o comentário positivo. Mais ainda, temos novas opções para que os utilizadores possam mitigar este tipo de ocorrências.

Para quem é vítima bullying passa a haver novas formas de prevenção e resolução de conflitos.

Problemática transversal ao Facebook, Instagram e várias redes sociais

Em primeiro lugar, quando alguém estiver prestes a publicar alguma ameaça pessoal ou expressão de bullying, os algoritmos de inteligência artificial do Instagram apresentar-lhe-ão um alerta. Mais concretamente, uma mensagem de sensibilização para levar o utilizador a repensar aquilo que estaria prestes a fazer.

A ferramenta é, portanto, um mecanismo de prevenção. O mesmo, ao detetar certas expressões ou palavras apresentará uma mensagem “pop-up” que questiona o utilizador se realmente quer publicar tal conteúdo. Cumpre ainda salientar que o Instagram dará a opção ao utilizador para sinalizar um falso-positivo.

Já, por outro lado, para quem é alvo de bullying nas redes sociais, neste caso no Instagram, termos uma nova opção. Mais concretamente, a possibilidade de restringir um determinado utilizador. A partir daqui, é possível restringir certos comportamentos à conta que estaria a publicar conteúdos impróprios, insultos ou ameaças.

A prevenção e a restrição no Instagram

Perante a aplicação de uma restrição, o utilizador poderá decretar que os comentários publicados pelo perpetrador de bullying só apareçam para o titular da conta. Desse modo, as ameaças acabam por não ter mais alcance, ficando pendentes de aprovação por parte do responsável do perfil de Instagram.

Mais ainda, quem for restrito não poderá ver quando uma determinada mensagem direta (DM), foi lida pelo titular da conta. Desse modo, a rede social espera desencorajar a prática, ao retirar-lhe alcance e certeza. Além disso, existirão mais opções de denúncia para que as possíveis vítimas exponham o caso à empresa.

Por fim, todas as novidades estão já a ser distribuídas para os utilizadores. Esperamos assim que o bullying deixe de encontrar palco numa das mais populares redes sociais, especialmente quando é utilizada para visar os mais jovens e desprotegidos como, por exemplo, as crianças.

Leia mais…

Exit mobile version