Pplware

Facebook e outras redes sociais estão a destruir a sociedade

Que as redes sociais vieram mudar muita coisa disso ninguém tem dúvida. No entanto, e na opinião de Chamath Palihapitiya, ex funcionário do Facebook, as redes sociais são uma máquina que “exploram vulnerabilidades na psique humana” e estão a destruir a sociedade.


Chamath Palihapitiya chegou a ser vice-presidente do Facebook para a área da expansão de utilizadores. Hoje sente uma culpa tremenda por ter ajudado a criar uma máquina que está a ajudar a destruir a sociedade. De acordo com Palihapitiya, as redes sociais estão a “programar” o cérebro dos cidadãos de uma forma que “elimina o discurso civil e a cooperação, fomentando a desinformação e a mentira”.

Relativamente ao uso das redes sociais, Palihapitiya revela que “não usa essa ‘m…’ e não deixa que os filhos as usem também”. A todos os cidadãos aconselha que façam uma pausa a sério na utilização das mesmas (não apenas do Facebook, mas de todas).

Palihapitiya considera ainda que os comportamentos que os utilizadores das redes sociais têm estão a ser programados e avisa que os “efeitos de curto prazo, de libertação de dopamina, que está na origem de ciclos que estão a destruir a forma como a sociedade funciona”.

Podem ver toda a entrevista no seguinte vídeo

Conferência da Stanford Graduate School of Business

Como exemplo da “manipulação” que as redes sociais permitem, Palihapitiya relembrou o que se passou na Índia onde foram mortas 7 pessoas por ter havido um conjunto de mensagens falsas no Whatsapp, que faz parte do Facebook, e que fizeram várias pessoas acreditarem que um grupo de visitantes eram raptores de crianças.

Exit mobile version