O foco do Facebook nos últimos tempos tem sido o desenvolvimento das suas aplicações móveis e, como tal, hoje é detentor de um dos melhores serviços de mensagens. O Messenger do Facebook, apesar de já estar disponível há mais de 2 anos, ainda não é utilizado por todos, muito porque a app do Facebook ainda permite a utilização do serviço de mensagens.
Em Abril, o Facebook já havia informado que este serviço de mensagens iria ser desligado das aplicações móveis, acção que deverá ser levada a cabo durante os próximos dias.
O aviso desencadeado em Abril pelo Facebook com a informação de que o serviço de mensagens ia terminar para as aplicações móveis teve um grande impacto positivo junto dos utilizadores, que acabaram por instalar a aplicação do Messenger.
Esta resposta dos utilizadores foi 20% superior à esperada pela empresa e, como tal, o fim do serviço de mensagens nos moldes em que se encontra não parece ser um problema para os utilizadores.
Como forma de “lembrete”, os utilizadores que ainda não migraram para o Messenger estão a receber mensagens que os encaminham para o download da app.
Ao TechCrunch, a empresa referiu:
Nos próximos dias, vamos continuar a notificar os utilizadores que querem enviar e receber mensagens no Facebook, que precisam obter a aplicação Messenger. Como já dissemos, o nosso objectivo é concentrar esforços para que o Messenger ofereça a melhor experiência possível em termos de mensagens móveis [aos seus utilizadores].
Na verdade, o utilizador tem uma série de funcionalidades disponíveis na app do Messenger que não está a usufruir com as simples conversas através da aplicação do Facebook, nomeadamente:
- Envio de fotos e vídeos instantâneos;
- Envio de fotos e vídeos da galeria;
- Gravação de mensagens de voz;
- Grande variedade de stikers animados.
Os utilizadores do Facebook das versões para desktop não sofrerão quaisquer alterações, esta é uma mudança que apenas se aplica para as versões móveis. No caso do Windows Phone, já há algum tempo que têm a funcionalidade desactivada e agora seguir-se-ão as plataformas Android e iOS.