Tal como qualquer outra gigante tecnológica, também o Facebook explora tudo o que consegue no campo das novidades. Foca-se no que consegue dar ao utilizador, mas também naquilo que consegue receber em troca.
Ainda em testes e sem ser conhecido, está uma possível novidade para os utilizadores. O Facebook prepara-se para usar reconhecimento facial para autenticar as contas dos seus utilizadores. Será apenas uma medida de segurança ou a privacidade será posta em causa?
Será o fim da privacidade dos utilizadores?
As questões de segurança têm inegavelmente assolado o Facebook em todas as vertentes. Em causa estão sempre os dados dos utilizadores e a forma como estes são explorados, quer pela rede social quer pelos seus parceiros.
No meio de toda esta confusão e processos, o Facebook prepara-se para em breve recolher um dado importante dos utilizadores. A empresa tem em testes o reconhecimento facial dos seus utilizadores nas suas apps móveis.
Reconhecimento facial nas apps móveis
Do que pode ser visto nas imagens obtidas, o utilizador deverá gravar um vídeo para o seu reconhecimento facial. Este deverá rodar a cabeça para permitir a sua identificação e para confirmar que é uma pessoa real.
O Facebook garante que o vídeo não será visto por ninguém. O mesmo será eliminado 30 dias após a identidade das contas dos utilizadores ter sido confirmada. Há aqui claras preocupações de privacidade, mas este é sempre um tema dúbio na maior rede social da Internet.
Facebook is working on Facial Recognition-based Identity Verification, asking users take selfie looking at different directions pic.twitter.com/w4kZHEpDeG
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 5 de novembro de 2019
Novos problemas para o Facebook?
Não se sabe ao quando esta novidade será apresentada e se será apenas para este fim. O código e outros elementos estão já presentes na app, devendo estar em testes internos na empresa. Mais tarde deverá ser aberto a todos os utilizadores.
Depois de todos os problemas acontecidos no passado, esta pode ser mais uma fonte de problemas. A face do utilizador já existe nas suas fotos, mas fica agora gravada de todos os ângulos e com qualidade para ser usada noutros processos. Só o tempo dirá se é ou não o fim da privacidade no Facebook.