Não é de agora que temos lido rumores que o Facebook está a desenvolver um dispositivo de videoconferência. Hoje, pouco antes da Google anunciar o seu próprio assistente Smart Display, a gigante das redes sociais revelou o Facebook Portal e o Portal +.
Vamos conhecer as últimas novidades do Facebook.
O dispositivo “Portal from Facebook” parece-se muito com o recém-anunciado Amazon Echo Show, tal como já se falava em vários rumores. Sabia-se que a empresa estava a trabalhar na produção de algo nesse sentido, mas o escândalo da Cambridge Analytica atrasou o Facebook de colocar no mercado um produto que permitisse aplicações de terceiros ter acesso às informações de perfil de um utilizador.
Facebook Portal
O Facebook Portal é o mais pequeno, tem um ecrã de 10,1 polegadas, com um painel ao redor do ecrã negro. O ecrã é sensível ao toque com uma resolução de 720p. Este dispositivo pode também ser usado para mostrar fotografias e outras notificações.
Incorpora uma “Câmara Inteligente” de 12 megapixels, com zoom de 8x e FOV de 140 graus. Permite monitorizar o utilizador para o “seguir” quando ele se desloca em espaços grandes para “seguir a ação” e automaticamente reduz o zoom à medida que mais pessoas entram na conversa.
Os utilizadores podem comunicar com qualquer outro utilizador do Facebook Messenger e o Portal suporta até seis pessoas numa chamada em grupo. A interface do utilizador nas chamadas de vídeo é quase idêntica à experiência da aplicação do telefone.
Outras características incluem a Alexa, a assistente virtual da Amazon, que permite dar comandos de voz com suporte para deteção de palavras chave.
O Facebook também adicionou vários efeitos de Realidade Aumentada e a capacidade para poder reproduzir música quando está no modo chamada de vídeo. Os serviços suportados incluem o Facebook Watch, o Spotify e o Pandora.
Na frente da moldura o Facebook colocou um sistema que vai de encontro ao que a Google colocou no Google Home. Microfones com redução de ruído, distância de campo e “melhoramentos de voz”, tecnologias que minimizam o ruído de fundo e também permitem identificar quem está a falar quando há conferência bidirecional.
O dispositivo menor tem duas colunas 10W full-range que emanam o som da parte inferior.
Facebook Portal +
O Facebook Portal + tem todas as mesmas especificações, mas possui um ecrã de 1080p de 15,6 polegadas, sendo um dispositivo maior e mais alto, que pode ser rodado para orientação retrato ou paisagem. Com um suporte vertical alto, tem duas colunas de boa qualidade que proporcionam “som de alta fidelidade”.
E quem quer entregar nas mãos do Facebook tanta informação?
Claro que são produtos que vão usar dados sensíveis, claro que são produtos que visam facilitar a vida do utilizador com informação relevante, mas mesmo meses depois do maior escândalo de privacidade, o Facebook coloca no mercado dois dispositivos que terão se conseguir a confiança dos utilizadores.
Ainda há uma semana atrás o Facebook permitiu que pelo menos 50 milhões de utilizadores fossem invadidos e roubados, no que toca a informações privadas. Assim, agora teremos produtos que vão ouvir as nossas conversas, gravar vídeo das nossas atividades, ter acesso a ligações domésticas e profissionais… tudo ao alcance de um botão, se é que é preciso o tal botão.
A empresa sabe deste “tempo de desconfiança” e afiança que neste modo a câmara e o microfone estão fisicamente desligados para evitar a possibilidade de hackear. Até foi colocado um pormenor físico para tapar a câmara!
A empresa garante que nos planos de preservação de privacidade, as câmaras não têm tecnologia de reconhecimento facial e que o sistema Smart Camera AI é executado localmente no dispositivo, em vez de ser num servidor remoto.
Preço e disponibilidade
Ambos os “Portais” estão disponíveis em branco ou preto, com o Facebook Portal a custar 199 dólares, enquanto o Facebook Portal + custa 349 dólares. As pré-encomendas começam hoje com os dispositivos de videoconferência a serem enviados em novembro.