Pplware

Parler: Rede preferida de apoiantes de Trump removida da Play Store e alertada pela Apple

Atualização: A Apple e a Amazon já tomaram novas posições sobre o Parler e as notícias não são boas para esta rede.

Apesar de não ser muito conhecida em Portugal, a rede social Parler tem crescido nos últimos meses. A sua grande fonte de novos utilizadores está nos apoiantes de Donald Trump, que ao serem bloqueados noutras redes sociais, encontram aqui um palco para a livre troca de ideias.

Com uma ideia base que elimina qualquer controlo e incentiva a liberdade de expressão, o Parler está agora com um problema em mãos. A sua app foi removida da Play Store do Android e tem um ultimato urgente da Apple.


Parler, uma rede social sem moderação

Um dos locais virtuais onde os invasores do Capitólio se reuniram para planear foi o Parler. Nesta rede social discutiram as diferentes formas de abordar a manifestação e quais as medidas a tomar para conseguirem ter a sua voz ouvida.

A troca de ideias assumiu proporções alarmantes e que rapidamente fizeram soar alguns alertas. Foram várias as queixas que surgiram no Twitter e que mostram que a falta de moderação nesta rede social é algo preocupante e essencial.

Google removeu esta app da Play Store

Foi precisamente com base neste princípio e no tipo de discurso presente que a Google tomou uma posição. Removeu a app do Parler da Play Store do Android, bloqueando assim o acesso a novos utilizadores. Outros repositórios seguiram o mesmo caminho.

Declaração da Google

In order to protect user safety on Google Play, our longstanding policies require that apps displaying user-generated content have moderation policies and enforcement that removes egregious content like posts that incite violence. All developers agree to these terms and we have reminded Parler of this clear policy in recent months.

We’re aware of continued posting in the Parler app that seeks to incite ongoing violence in the U.S. We recognize that there can be reasonable debate about content policies and that it can be difficult for apps to immediately remove all violative content, but for us to distribute an app through Google Play, we do require that apps implement robust moderation for egregious content. In light of this ongoing and urgent public safety threat, we are suspending the app’s listings from the Play Store until it addresses these issues.

Nos seus argumentos para esta decisão, a Google alegou que pretende apenas proteger os seus utilizadores e que as suas regras sejam cumpridas. O Parler tem publicado conteúdo que incita à violência e não tem mostrado qualquer controlo ou moderação destas.

Apple dá ultimato à rede dos apoiantes de Trump

Ao mesmo tempo, também a Apple tomou uma posição, ainda que mais benevolente. Deu 24 horas ao Parler para que implemente as necessárias medidas de controlo e moderação que as regras da App Store exigem.

O Parler foi lançado em 2018 e rapidamente tornou-se uma rede social popular para ativistas de direita e políticos, especialmente os banidos pelo Twitter e Facebook. Cresceu em popularidade após as eleições presidências dos EUA, em resposta à verificação de fatos pelo Twitter e Facebook em publicações de Donald Trump e outros republicanos.

Atualização

A Apple acabou por remover o Parler da App Store após esta rede não ter conseguido cumprir as medidas que a empresa tinha pedido que fossem aplicadas.

Também a Amazon resolveu tomar medidas e tem agora uma imposição ao Parler. Esta rede social deve encontrar um novo alojamento para os seus serviços até ao final do dia de hoje, pois a AWS irá suspender a conta onde esta está alojada.

Exit mobile version