O Instagram está alegadamente a trabalhar num chatbot de inteligência artificial para as suas mensagens diretas (MD) para uma experiência mais divertida e envolvente. Com o seu próprio chatbot, o Instagram vai poder juntar-se a empresas como o Snapchat e o Quora.
De acordo com o programador móvel e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi, num tweet, o chatbot de IA será capaz de responder às perguntas dos utilizadores e dar conselhos. O utilizador também poderá escolher entre 30 personalidades diferentes. Além disso, Paluzzi refere que o chatbot será algo parecido com o ChatGPT da OpenAI.
De acordo com a captura de ecrã presente no tweet, é possível ver que o chatbot também pode ajudar os utilizadores a escrever mensagens quando conversam com alguém. Outra captura de ecrã mostra que, com a tecla “@”, é possível chamar o chatbot numa mensagem direta.
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) June 5, 2023
Meta não anunciou quaisquer planos
Paluzzi costuma prever e publicar as funcionalidades futuras da Meta, Instagram, etc. antes de as empresas as anunciarem. No ano passado, ele previu que o Instagram permitiria aos utilizadores responder às histórias com uma imagem ou uma mensagem de voz, uma funcionalidade que ainda não vimos na rede social.
A Meta não anunciou quaisquer planos para integrar um chatbot de IA no Instagram. Ainda assim, o CEO Mark Zuckerberg anunciou que a Meta está a “criar um novo grupo de produtos de alto nível” focado na IA generativa.
Estamos a começar por reunir muitas das equipas que trabalham em IA generativa em toda a empresa num grupo focado na construção de experiências agradáveis em torno desta tecnologia em todos os nossos diferentes produtos.
Disse Zuckerberg, num post no Facebook.
Como agora o Instagram, já antes muitas…
Não é exatamente surpreendente que o Instagram tenha incorporado um chatbot de IA na sua interface, com outras plataformas como o Quora a introduzir o seu próprio chatbot Poe e a incorporar o ChatGPT, que responde às perguntas das pessoas.
O Snapchat também introduziu um chatbot personalizado chamado ‘My AI’ em Fevereiro. Desenvolvido pelo ChatGPT, o chatbot não foi bem recebido pelos seus utilizadores, que o consideraram uma adição perturbadora e um coletor de dados pessoais.
As pessoas que têm os seus negócios no Instagram já utilizam bots para conversar com os seus clientes. Estes bots podem enviar mensagens de boas-vindas aos utilizadores do Instagram que possam corresponder ao perfil do público-alvo de uma empresa. Também podem conversar com aqueles que enviam mensagens diretamente para a conta da empresa. Estes chatbots do Instagram funcionam 24 horas por dia e podem ter várias conversas em simultâneo.
A curto prazo, vamos concentrar-nos na criação de ferramentas criativas e expressivas. A longo prazo, vamos concentrar-nos no desenvolvimento de personas de IA que possam ajudar as pessoas de várias formas. Estamos a explorar experiências com texto (como o chat no WhatsApp e no Messenger), com imagens (como filtros criativos do Instagram e formatos de anúncios), e com vídeo e experiências multimodais.
Acrescentou Zuckerberg.
Leia também…