Pplware

LinkedIn: 10 dicas para tornar o seu perfil mais visível

O LinkedIn é conhecido como a rede social para quem procura contactos profissionais uma vez que junta, numa só plataforma, profissionais e empresas.

As pessoas utilizam esta rede como forma de contactar empresas, empregadores, criar um perfil com o seu processo profissional e, desta forma, chamar à atenção para eventuais contratações.

Mas… existem algumas dicas para tornar o nosso perfil no LinkedIn mais visível! Vamos conhecê-las!

1. Coloque uma fotografia

Existem muitos perfis no LinkedIn mas por vezes não incluem fotografia. Sendo este o conteúdo que é visto em primeiro lugar numa rede social, ter uma fotografia é essencial. No LinkedIn, os perfis com fotografia são 14 vezes mais vistos que os que não têm foto. Mas deve ter atenção à fotografia que coloca… neste caso deve ser uma imagem clean, sem muita cor, profissional e de aspecto agradável.

Esta será a imagem que vai passar a quem o vê.

2. Explore e adicione as suas habilidades/competências

O LinkedIn não é apenas para criarmos um perfil e colocarmos as nossas informações básicas. É sim, sobretudo, para que coloquemos o que fazemos, o que sabemos fazer, as nossas habilidades, capacidades e competências.

Assim, perca alguns minutos a explorar essa funcionalidade e adicione as suas habilidades gerais e específicas como forma de conseguir alcançar o maior número de visualizações ao seu perfil.

3. Verifique o seu resumo no perfil

No seu perfil pode colocar um pequeno resumo onde deve colocar um pequeno texto onde descreve o seu percurso profissional e que será como uma pequena carta de apresentação para quem o visita.

Pense num texto simples e claro mas que cative quem o lê pois se for desinteressante… facilmente os utilizadores ou as empresas procuram outro candidato.

4. Evite ter apenas as informações básicas. Personalize o seu perfil!

No LinkedIn, quantas mais informações tiver, ou seja, quantos mais campos preencher, mais hipóteses o seu perfil terá de ser visualizado.

Os empregadores procuram, muitas vezes, por “palavras-chave” e termos específicos. Portanto debruce-se sobre o seu perfil, perca algum tempo, e coloque-o o mais completo possível, personalizando-o de acordo com a sua área, capacidades, conquistas, competências, objectivos, etc.

5. Indique as suas boas acções!

Para além das suas conquistas e competências ‘oficiais’, por assim dizer, ao colocar informação sobre as suas acções mais altruístas como voluntariado, também irá passar uma imagem dos seus valores como a moral, justiça, entre outros.

Segundo o LinkedIn, 1 em cada 5 empregadores contratou alguém devido à sua experiência com trabalho voluntariado.

6. Não conte mentiras 

Já dizia o ditado “Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto” e, por vezes, quando queremos impressionar ou chamar à atenção, é natural que aumentemos a história para que esta tenha mais impacto. Mas essa é uma má decisão a tomar numa rede social desde género. Se não tem informações para colocar em determinado campo, mais vale deixá-lo em branco pois a mentira tem perna curta e facilmente as coisas se descobrem e isso não abona em nada para a credibilidade da sua imagem, contribuindo para uma desvalorização, por parte dos empregadores, do seu perfil.

7. Aceda frequentemente ao LinkedIn e mantenha-o actualizado

De nada vale criar uma conta numa rede social se não a ‘alimentarmos’ e a formos aperfeiçoando. Se pretende tirar partido do LinkedIn, é fundamental que seja um utilizador activo, vá melhorando as suas informações, adaptando aos seus objectivos, adicionando informações relevantes, visualizando perfis e páginas do seu interesse pois esse informação irá também constar nos perfis das pessoas que visita.

Mas, tal como tudo, faça-o de forma moderada, não publique em demasia nem pouco. Publique somente informação que seja útil e relevante, de forma a contribuir para que o seu perfil seja interessante.

Sugestão: escreva artigos de opinião sobre determinado assunto.

8. Fortaleça a sua rede e analise as estatísticas

Ao se tornar mais activo no LinkedIn, vá adicionando contactos que fortaleçam a sua rede, como empresas e vá acompanhando utilizadores relevantes quanto mais não seja para ‘tirar ideias’ que possam promover o seu perfil. Use a interacção a seu favor, é essa a grande vantagem do LinkedIn face ao tradicional CV.

Esta rede ainda lhe dá várias estatísticas preciosas que deve analisar cuidadosamente para verificar a sua evolução enquanto utilizador. Pode ver quantas pessoas visitaram o seu perfil, em que lugar o seu perfil se encontra e qual o seu crescimento, o nº de contactos que tem, o nº de utilizadores com perfil semelhante ao seu e muito mais.

9. Seja original e evite os termos ‘banais’

Quando temos que escrever uma descrição da nossa personalidade enquanto profissionais, por vezes a criatividade e imaginação não reinam e acabamos por utilizar termos banais que toda a gente usa tais como ‘responsável, estratégico, motivado, criativo, vasta experiência, espírito de equipa’, etc…

Ora, para termos destaque não podemos fazer o que os outros fazem. Portanto, a sugestão é que seja cada vez mais original, faça uma introspecção e encontre as suas características psicológicas mais específicas pois isso é que o vai diferenciar enquanto pessoa e sobretudo enquanto profissional.

10. Nos contactos, prefira a qualidade em vez da quantidade

Ter muitos contactos não é sinónimo de mais visualizações no seu perfil. Prefira ser mais selectivo nos seus contactos, adequando-os aos seus objectivos enquanto profissional. Opte por ter na sua rede pessoas que conheça e das quais tenha referências. Aceitar pedidos de amizade sem qualquer critério, irá ‘poluir’ o seu perfil, entupindo-o de informações não relevantes para si, fazendo com que por vezes não visualize informações realmente úteis.

Caso pretenda tirar ainda mais partido do LinkedIn, active a versão Premium da plataforma.

Utiliza o LinkedIn? Que outras dicas conhece para tornar o seu perfil mais visível?

Adaptação de UOL

Exit mobile version