Sendo a maior rede social do mundo, o Facebook atrai todas as pessoas, quer sejam miúdos, quer sejam graúdos.
No entanto, e porque hoje cada vez mais, crianças e adultos juntos num local de partilha, já não tem a mesma apreciação de outros tempos, apareceu o KidsWirl, uma rede social destinada aos mais pequenos, e com algumas parecenças com o Facebook.
O administrador desta rede social, Toby Clark, criou o KidSwirl de forma a que as crianças pudessem estar mais protegidas de eventuais perigos da Internet.
Com uma aparência muito semelhante ao Facebook, para que os utilizadores se adaptem mais facilmente, o KidSwirl tem como principal objectivo a Segurança das Crianças. Para que isso seja possível, ou mais facilmente conseguido, a rede social impede que se escrevam asneiras, palavras ofensivas, de cariz sexual, entre outras que possam ser inadequadas para crianças.
Outra característica do KidSwirl é a capacidade dos pais das crianças poderem fazer sugestões para a rede ou sinalizar conteúdos impróprios que nela se encontrem.
Os pais podem ainda acompanhar, e controlar, o que os seus filhos fazem no KidSwirl. Desta forma, é mais fácil acompanhar o que os filhos escrevem, com quem falam, que imagens colocam nesta rede social.
Ao saber que a rede Facebook não permitia utilizadores até aos 13 anos, e sabendo o impacto que a rede social tem nos dias de hoje, Toby Clark criou então o KidSwirl para que as crianças pudessem, de forma mais segura, usufruir também de uma rede social.
Esta rede logo no registo mostra ser diferente, pois para se criar um perfil no KidSwirl, o utilizador deverá, invés do seu e-mail, fornecer o e-mail de um dos progenitores.
No entanto, nunca é demais alertar para os perigos existentes, e os pais devem estar atentos sobre o comportamento dos filhos online.
Alguns cuidados a ter:
-
Não fornecer fotografias íntimas;
-
Não fornecer fotos que mostrem a área de residência;
-
Não fornecer informações pessoais, como o telefone;
-
Usar sempre o nickname;
-
Evitar adicionar desconhecidos na lista de amigos;
-
Usar com moderação e responsabilidade.
Outro ponto positivo desta rede social, é a inexistência de aplicações que invadem o nosso perfil, tal como o FarmVille.
Apesar de tudo, qualquer pessoa pode entrar nesta rede, basta alterar a data de nascimento. É, assim, pertinente, controlar os que as crianças fazem, não só nas redes sociais, mas em todo o mundo digital.
Artigos Relacionados