Pplware

iOrbix: Uma dinâmica rede social portuguesa

Já são vários os jovens portugueses que desenvolvem os seus próprios projectos, como aplicações, sites, redes sociais, entre outros.

iOrbix é mais um projecto de jovens portugueses, e trata-se de uma rede social bastante activa, dinâmica, cheia de funcionalidades e que dá especial atenção à privacidade.

Esta rede social mostra-se também muito interessada pela participação e satisfação das necessidades dos seus utilizadores, uma vez que dá atenção a todas as sugestões, criticas e lança, quase semanalmente, uma nova versão melhorada do iOrbix.

Experimente!

iOrbix é uma rede social portuguesa, desenvolvida pelos jovens Nuno Peralta e Andrew Davis. Esta rede social está aberta ao público desde 2010, e tem evoluído com alguma rapidez.

Segundo os fundadores, uma das grandes diferenças nesta rede social é que há sempre interesse e disponibilidade para ouvir as necessidades e preocupações dos utilizadores da rede, e todos os dias trabalham de forma dedicada para garantir que o iOrbix esteja o mais seguro e protegido para todos.

Anteriormente, os criadores haviam desenvolvido o hi5 Profile Generator uma vez que o hi5 ainda permitia códigos CSS nos perfis (2008), o que gerou mais de dois milhões e meio de máscaras para os seus utilizadores. Este projecto permitiu que os fundadores se tornassem moderadores do Hi5, sendo o Nuno o administrador da Tradução para Português.

Com a decadência do Hi5, e o desejo de criar algo novo e melhor, nasce o iOrbix com praticamente todas as funcionalidades do Hi5 mas mais adaptadas às necessidades e expectativas dos utilizadores.

 

Aquando o seu lançamento a público, a 17 de Abril de 2010, o iOrbix juntou 300 utilizadores. Em Março, o projecto foi apresentado por Nuno Peralta na FEUP durante a conferência BEST Days on Technology, e em Setembro deste ano, a rede social obteve quase 8.000 registos.

Com o tempo, os criadores optaram por várias mudanças no projecto, entre elas a migração de XML para MySQL de forma a evitar o downtime e manter a sincronização de dados.

Quase todas as semanas é lançada uma nova versão do iOrbix, corrigindo erros ou lançando novas funcionalidades. O iOrbix é desenvolvido em PHP, e tem um sistema de tradução que permite que qualquer utilizador possa traduzir ou votar em traduções.

Um dos pontos chave do iOrbix é a Privacidade, e os os fundadores indicam “Respeitamos a privacidade ao máximo, fazendo com que cada publicação, comentário ou fotografia, só seja mostrada a um determinado utilizador se este tiver permissão para a ver. Temos várias opções de privacidade para as várias funcionalidades, tais como fotografias, comentários, emails, actividade recente a ser mostrada, etc..”

Principais Funcionalidades do iOrbix

Mais sobre as funcionalidades aqui.

Relativamente aos números actuais, tudo indica que esta rede social está no bom caminho:

Para além de todas estas características e funcionalidades, o iOrbix permite ainda que os utilizadores dêem um feedback da sua experiência na rede social, através de um testemunho numa página para esse efeito. Desta forma, os fundadores, e outros utilizadores, podem verificar a satisfação dos utilizadores, assim como colmatar possíveis falhas.

Verifique todos os testemunhos aqui.

Relativamente ao futuro, é um objectivo dos fundadores proteger este projecto, melhorando-o e, também, evitando ataques ao mesmo.

Ambos mostram-se dedicados, empenhados e dizem mesmo que “Cada passagem do papel para o código é uma batalha vencida”.

Um aspecto interessante a reter é a funcionalidade do concurso de Top Models que, meses após a sua criação (em 2010) teve o interesse de duas agências de modelo que hoje têm parceria com a iOrbix para a contratação de profissionais. Em Abril deste ano, esse mesmo concurso já dá dinehiro real aos vencedores.

Nuno Peralta e Andrew Davis pretendem ainda refazer o design e reorganizar as funcionalidades do iOrbix, de forma a torna-la numa rede social cada vez mais perfeita.

Conhecem o iOrbix? O que pensam destes projectos portugueses?


Homepage: iOrbix

Exit mobile version