Pplware

Instagram traz para Portugal as novas formas de verificar a idade dos utilizadores

A utilização do Instagram e outras redes sociais sempre foi restrita a utilizadores com um limite mínimo de idade. Esta nem sempre é respeitada e isso tem levado a problemas ao longo dos anos, que se tenta combater de forma simples.

Para impedir esta utilização indevida, têm sido procuradas alternativas para validar as contas dos utilizadores. O Instagram tinha já uma solução em utilização em alguns países, que agora está a trazer para Portugal, para assim verificar a idade dos utilizadores.


As novidades do Instagram em Portugal

A partir de agora, a Meta começa a testar em Portugal novas opções para os utilizadores do Instagram verificarem a sua idade. Se um menor de idade tentar editar a data de nascimento no Instagram para 18 anos ou mais, será exigido que verifique a idade usando uma destas três opções: documento de identificação; gravar um vídeo em formato selfie; ou pedir a amigos em comum que verifiquem a idade.

Em 2019, a Meta começou a pedir aos utilizadores que indicassem a idade. Desde então, identificar a idade é um requisito para estar no Instagram, e é o que permite proporcionar experiências adequadas a diferentes faixas etárias, nomeadamente aos adolescentes.

O Instagram exige que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos para inscrever-se no Instagram. Em alguns países, a idade mínima é maior. Quando alguém é identificado como adolescente (13 a 17 anos), são fornecidas experiências apropriadas à idade, por padrão a conta é privada, evitando-se contactos indesejados de adultos desconhecidos, e limitando-se as opções dos anunciantes para alcançar este público.

Novas maneiras de verificar a idade

Além de solicitar um documento de identificação, a Meta está a testar duas novas maneiras de verificar a idade:

  1. Vídeo: é possível selecionar um vídeo em formato selfie para verificar a idade. Se escolher esta opção, verá instruções no ecrã para saber como fazer. Quando enviar o vídeo, o Instagram partilha a imagem com a Yoti. Esta é a única relação da Meta com este vídeo. A tecnologia da Yoti estima a idade com base em características faciais. Em seguida, a Meta e a Yoti eliminam a imagem. A tecnologia não reconhece identidades, apenas idades.
  2. Confirmação de amigos: esta opção permite que peça aos seguidores mútuos que confirmem quantos anos tem. A pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, e tem de cumprir com outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias.

Para verificar idade, também há a possibilidade de apresentar um documento de identificação como a carta de condução ou o cartão de cidadão. O Instagram usa o documento apenas para confirmar a idade e ajudar a manter a comunidade segura. O documento de identificação será armazenado com segurança nos servidores e eliminado em 30 dias.

Exit mobile version