Pplware

Instagram: nem Sara Sampaio consegue superar Cristiano em Portugal

O Instagram é 6ª rede social mais utilizada no mundo, de acordo com a Statista, em 2019. Além disso, é uma das redes em maior crescimento, sendo uma empresa detida pelo grupo Facebook. Transpondo esta realidade para Portugal, vemos a dominância do futebol, de Cristiano Ronaldo, bem como de Sara Sampaio em 2018.

O futebolista e a modelo representam o âmago das nossas preferências. Um reflexo daquilo que somos enquanto país, além de mostrar aquilo que cobiçamos e ambicionamos ser enquanto seres humanos.


O Instagram, como reflexo da sociedade atual, conta-nos muito acerca dos nossos instintos. Aliás, “diz-me quem segues e dir-te-ei quem és”. Uma realidade que se torna extraordinariamente visível com o mais recente estudo de popularidade no Instagram. Assim sendo, vejamos o que nos diz agora a Primetag sobre Portugal.

O Instagram em Portugal

Em primeiro lugar, o estudo teve em conta 1682 contas de Instagram, com pelo menos 10 mil seguidores. Em seguida, foram escrutinadas 2710 milhões de interações. Por fim, estas contas foram divididas segundo o tipo de conteúdo, biografia, marcas com quem trabalharam, bem como a atividade exercida fora do Instagram.

Podemos ver logo à partida que o formato do conteúdo publicado assentou sobretudo na imagem (85%). Em seguida, tivemos também o carrossel (9%) e, por último, o vídeo (6%). Em síntese, este estudo teve em conta 354902 publicações, refletindo uma média de 211 publicações por conta. Em seguida temos as métricas:

Em Portugal domina o futebol. Aliás, uma tendência que só é interrompida por Sara Sampaio no Top 10 de contas mais seguidores em Portugal. Contudo, a diferença entre os 155,5 milhões de Cristiano Ronaldo, para o 2.º classificado, Pepe é notória. Em terceiro lugar, Sara é a única vedeta que não está ligada ao futebol.

O Futebol domina, sendo o líder Cristiano Ronaldo

A sua presença quaisquer concorrentes no Instagram, aliás, nem mesmo Sara Sampaio chega perto do seu número de seguidores. O rei Ronaldo é o maior influenciador da rede social, com todas as suas publicações a gerarem a maior interação ou engadgment. Seja uma publicação da Juventus, bem como da seleção nacional.

Ainda assim, vemos um outro Portugal além do futebol. Uma nação que gosta de viajar, como exploradores que sempre fomos. Agora, liderados por João Cajuda cujo Travel Blog  é a nossa nova nau, seja pela Web, bem como (e sobretudo), através do Instagram. É um diário das suas viagens, promovendo também a sua agência.

Há, porém, um setor onde homem não entra. No segmento de moda e beleza não há qualquer representante masculino no Top 10. Aqui, a liderança pertence a Sara Sampaio, com Vanessa Martins e Liliana Filipa a fechar o Top 3. É um caso paradigmático, mas será um sinal de conservadorismo ou mera coincidência?

Na Moda e Beleza não há homens, “apenas” Sara Sampaio

Aliás, tal como aponta o estudo, ao contrário de Espanha, em Portugal não há uma única figura masculina nas contas mais seguidas. Em contraposição com as áreas de desporto e fitness, onde domina o futebol, bem como as contas lideradas por representantes masculinos. O que diz isto de Portugal e de nós, portugueses?

Salientamos ainda as três imagens com mais interações no Instagram em Portugal, todas elas pertencentes a Cristiano Ronaldo. Aliás, pertence também a CR7 o Top 4 dos vídeos mais vistos no nosso país através desta rede social. Por sua vez, tudo isto se reflete no Top 100 das contas com mais interações no Instagram.

Um Top 3 liderado por Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio e Cristina Ferreira. A propósito, de acordo com as conclusões do estudo, temos um crescendo entre os atletas e figuras públicas, ao passo que produtores de conteúdo para o YouTube estão em queda, sobretudo na interação registada em contas masculinas.

Em Portugal, o Instagram é sinónimo de Desporto e Beleza

São as duas categorias mais procuradas e seguidas. Aliás, escusado será dizer a quem pertence a liderança em cada uma destas áreas, sendo mais uma vez Ronaldo e Sara nas posições cimeiras. Seja em seguidores como na adesão e interação com as suas publicações – foto ou vídeo – a dominância é clara e absoluta.

Em seguida, encontramos ainda um nicho forte de utilizadores junto da categoria Viagens e da categoria Gastronomia. Na primeira, em número de seguidores reina Ana Sampaio, antiga arquiteta e com João Cajuda, além dos Honeymooners a fechar o Top 3.  Na segunda, domina o chef Marco Costa, seguido pelo Casal Mistério e por Vanessa Alfaro no Top 3 de seguidores.

Entretenimento, do convencional ao digital

Por fim, apontamos as métricas alusivas à categoria de Entretenimento e Entretenimento Digital, cada qual com as suas particularidades. Na primeira domina Rita Pereira, com Cristina Ferreira e Daniela Ruah nas três posições dominantes. Na segunda, reina Kazzio, com Wuan e Raminhos a disputar os demais lugares no pódio.

Em síntese, este são os temas, categorias e figuras que dominam o Instagram em Portugal, sendo uma das redes mais dinâmicas e em maior crescimento. Além disso, é também uma das maiores fontes de rendimento, não só para os instagrammers, mas sobretudo para a sua casa-mãe, o Facebook.

Qual é a sua opinião perante estas conclusões?
Exit mobile version