O Instagram está a implementar diversas mudanças na rede social e uma delas é a possibilidade de ocultar o número de likes das publicações. Esta novidade chega agora aos EUA, um dos mercados mais importantes do mundo… Quando chegará à Europa, nomeadamente a Portugal?
Esta temática tem sido motivo de discórdia entre os utilizadores, com uns a concordar e outros a afirmar que irá condenar a dinâmica da rede social.
Durante a conferência F8 deste ano, Mark Zuckerberg deu a conhecer uma das novidades que mais vai mudar o Instagram desde a sua criação. O CEO do Facebook anunciou que o número de likes nas publicações poderia ser oculto para o público. Deste modo, apenas o utilizador que partilhou a publicação é que poderá ver quantas pessoas gostaram da sua foto.
Tal estava a ser testado num conjunto de países, como o Brasil, Japão e Canadá. Aqui na Europa, Itália e Irlanda receberam esta capacidade em testes. Tendo em conta o feedback positivo que esta medida está a receber, o Instagram está a alargá-lo para outros mercados.
Na conferência WIRED25, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou que a implementação nos Estados Unidos da América irá decorrer já na próxima semana. Inicialmente de forma gradual, deverá chegar a todos os utilizadores Norte-Americanos muito em breve.
WATCH: Instagram CEO Adam Mosseri announces that the platform will start hiding likes for US audiences starting next week. It's the latest step in Instagram’s quest to become the safest place on the internet. https://t.co/BGkMG57rdk #WIRED25 pic.twitter.com/WNTyAPVhaD
— WIRED (@WIRED) November 9, 2019
Para além disso, o CEO confirmou a mesma informação num tweet. Este é um passo importante na implementação global da ocultação do número de likes nas fotos e vídeos, visto a importância dos EUA ser elevada. Estando implementado nos EUA com sucesso, a expansão de forma geral até à Europa deverá ser lógica e muito breve.
Heads up! We've been testing making likes private on Instagram in a number of countries this year. We're expanding those tests to include a small portion of people in the US next week. Looking forward to the feedback!
— Adam Mosseri (@mosseri) November 9, 2019
Poderá esta medida acabar com os influencers?
O Instagram é palco de um dos meios de negócio que mais proliferaram na Internet nos últimos anos! Os influencers são uma comunidade muito importante e ativa na rede social de Mark Zuckerberg.
Tal como noutros tipos de negócio, a quantidade de público que se consegue mobilizar e cativar é importante… No Instagram, tal era determinado pelo número de likes. Assim sendo, o mundo do influencers pode ser negativamente afetado por esta medida.
No entanto, o principal foco do Instagram ao criar esta possibilidade está na tentativa de retirar pressão junto dos utilizadores. Especialmente no público mais jovem, é comum haver preocupação e ansiedade para alcançar o maior número de likes e compará-lo com o de outros utilizadores.