Apesar das restrições de idade que as redes sociais impõem, a verdade é recebem utilizadores bem abaixo dessa faixa. Consciente disto e da perigosidade que lhe está associada, o Instagram está a testar uma nova ferramenta.
A rede social está a experimentar um sistema de Inteligência Artificial (IA) para verificar a idade dos utilizadores através da análise do rosto.
Aquando da criação de uma conta em qualquer rede social, apesar da restrição de idade, não existe qualquer mecanismo que confirme a informação que o futuro utilizador está a fornecer. Por isso, há utilizadores que, pelas regras, não o deveriam ser. No caso do Instagram, embora a idade mínima seja de 13 anos, a empresa nunca se esforçou para aplicar essa regra.
Para resolver este problema, depois de ter estado sob escrutínio de especialistas em privacidade e segurança infantil, o Instagram está a testar formas de verificar a idade dos utilizadores, garantindo que “adolescentes e adultos estão na experiência certa para o seu grupo etário”. Exemplo disso é uma ferramenta de IA construída por uma empresa chamada Yoti, que estima a idade da pessoa através da digitalização do seu rosto.
Esta tecnologia já é utilizada pelo governo britânico e alemão e, segundo o cofundador, Yoti Robin Tombs, foi treinada em centenas de milhares de imagens. Através de uma sistema de IA que reconhece a idade das pessoas, sem reconhecer a sua identidade, o Instagram solicitará um vídeo com a cara da pessoa e partilhá-lo-á com a Yoti.
A tecnologia de Yoti estima a sua idade com base nas suas características faciais e partilha connosco essa estimativa. A Meta e a Yoti apagam então a imagem.
Esclareceu o Instagram, numa publicação.
Além disso, garante que esta verificação serve, e servirá em mais países, no futuro, para “evitar que os adolescentes acedam a encontros, que os adultos enviem mensagens aos adolescentes e que ajudem os adolescentes a não receberem conteúdos publicitários restritos, por exemplo”.
Embora não esteja presente em Portugal, pode testar a fiabilidade do sistema de IA do Yoti, em si, aqui.
Além deste sistema, o Instagram está a testar ainda uma outra novidade: “Social Vouching”. Esta permitirá que os utilizadores escolham três seguidores para, no prazo de três dias, confirmarem a sua idade. Os escolhidos não podem estar a confirmar a idade de mais ninguém, no momento em que são selecionados.
Leia também: