Escassos dias após ter sido submetido a um sério escrutínio perante suspeitas de divulgação de fake news, a rede social já tomou uma postura perante este flagelo. Ainda que no Instagram o impacto das notícias e informação falsa seja menor, o Instagram deu a saber que endurecerá a sua posição face à não vacinação.
No que à distribuição de informação que promova a anti vacinação, a postura do Instagram será firme.
Em declarações à publicação Engadget, a empresa norte-americana garantiu que não tolerará a propagação de campanhas associadas a esta temática na sua plataforma. Contudo, afirma que só o fará quando verificar de que se trata efetivamente de informação falsa, servindo base a notícias falsas ou fake news.
O Instagram marca posição quanto às fake news na rede social
Ao mesmo tempo, dedicará especial atenção a todas as publicações que versem sobre as campanhas de anti vacinação. Esse tipo de conteúdos, identificável, por exemplo, pelas hashtags, será um dos grupos com atenção prioritária. Desse modo, estarão submetidas a um controlo apertado de fact-checking.
O “policiamento” do Instagram aplicar-se-á assim a hashtags que possam parecer inócuas ou não relacionadas como tema, mas que ainda assim sejam utilizadas para propagar fake news. De acordo com as declarações da empresa à publicação supracitada, o controlo vai endurecer.
Ao mesmo tempo importa frisar que o Instagram já bloqueava hashtags que continham e identificavam informação falsa. Tome-se, por exemplo, a #vaccinescauseautism, ou a #vaccinescauseaids. Contudo, a partir de agora a empresa bloqueará hashtags que possam não necessariamente veicular informação falsa, mas que sejam utilizadas pelos seguidores desse movimento.
A anti vacinação como exemplo paradigmático
Por exemplo, se um grupo de indivíduos começar a utilizar a hashtag #vacinas2019 para veicular conteúdo comprovadamente falso, aí será aplicado o bloqueio. De igual modo, a rede social apercebeu-se que uma hashtag pacata pode ser utilizada para agregar conteúdo nefasto.
O Facebook tomou uma postura similar perante este mesmo flagelo. Aqui também com o intuito de minimizar alcance dessas publicações. Ainda assim, a temática da vacinação, continua a assolar as mais variadas redes sociais. Aliás, o Instagram acaba por ser uma das redes menos afetadas pelo fenómeno.
Por fim, o Instagram afirmou estar à procura de meios acessórios para combater este fenómeno. As fake news continuam a ser de difícil identificação para o leitor em pleno 2019. Para tal, a empresa procura agora meios acessórios que sensibilizem o utilizador, além de confirmar a sua autenticidade.
De momento, a rede social já apresenta um pop-up quando o utilizador pesquisa por temas perigosos e suicidas. Futuramente, acredita-se que possa aplicar a mesma fórmula para alertar e sinalizar as notícias falsas.