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Influencers querem acabar com o limite aos conteúdos políticos imposto pelo Instagram

Se não tem visto muito conteúdo político no Instagram ultimamente, há uma razão para isso. Desde março, o Instagram e o Threads instituíram uma nova definição predefinida que limita o conteúdo político que vê de pessoas que não segue. Mas vários influencers querem mudar esta funcionalidade.


 

Centenas de criadores assinam carta aberta ao Instagram

Centenas de criadores de conteúdo, reunidos pela GLAAD e pela Accountable Tech, assinaram uma carta aberta que exige que o Instagram retire o limite de conteúdo político ativado por predefinição.

Com muitos de nós a fornecer conteúdo autoritário e factual no Instagram que ajuda as pessoas a entender eventos atuais, engagement cívico e participação eleitoral, o Instagram está a limitar a nossa capacidade de alcançar pessoas online para ajudar a promover uma democracia e sociedade mais inclusivas e participativas durante um ponto de inflexão crítico para o nosso país.

Diz a carta.

Os assinantes da carta incluem o comediante Alok Vaid-Menon (1,3 milhões de seguidores), o ator de Glee Kevin McHale (1,1 milhões), a conta de notícias So Informed (3,1 milhões), o ativista Carlos Eduardo Espina (664 mil), e outras contas de memes, organizadores políticos e artistas.

 

Limites podem afetar o sustento de vários criadores

A definição de conteúdo político do Instagram deixa muito espaço para interpretações, o que aumenta a preocupação dos criadores de conteúdo. O conteúdo político é descrito como qualquer coisa “potencialmente relacionada com coisas como leis, eleições ou tópicos sociais”.

A carta aponta que isso “coloca em risco o alcance de pessoas que falam sobre a sua própria experiência vivida nas plataformas da Meta” e limita a conversa sobre tópicos como mudanças climáticas, controlo de armas e direitos reprodutivos.

Para os criadores políticos, esses limites também podem afetar o seu sustento, já que será mais difícil alcançar novos públicos. Embora o Instagram não seja particularmente lucrativo (não há partilha regular de receitas com os criadores), a criação de seguidores na plataforma pode levar a outras oportunidades financeiras, como patrocínios de marcas.

À medida que a época eleitoral se aproxima nos EUA, a decisão do Instagram de se distanciar da política pode parecer uma forma de controlar os danos – a Meta tem um histórico pouco brilhante no que diz respeito ao seu papel nas eleições. Mas pode estar a criar ainda mais problemas ao isolar os seus utilizadores nas suas bolhas.

 

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