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Facebook vai começar a alojar conteúdos de outros sites

A maior rede social da Internet tem-se diversificado na oferta de novidades e de novos serviços, sempre com a preocupação de manter os seus utilizadores ligados.

Esta é a sua forma de conseguir rentabilizar ao máximo a publicidade que serve, ao mesmo tempo que cativam os utilizadores e potenciam ainda mais a utilização.

Uma medida que pode vir a tomar forma muito em breve passa pelo alojamento de conteúdos de sites directamente no Facebook, e isso poderá chegar ainda em Maio deste ano.

A ideia do Facebook é conseguir alojar conteúdos de diversos sites, directamente dentro da sua rede, facilitando aos utilizadores o acesso às informações que querem e que pretendem, sem terem de estar a aceder a sites externos.

Esta não é uma ideia nova e, segundo o Wall Street Journal, está agora a ser colocada em prática. As indicações que existem é que ainda este mês o novo serviço esteja funcional e lançado aos utilizadores.

É também uma forma simples de manter os utilizadores ainda mais tempo dentro do Facebook, voltando a maximizar a utilização desta rede, garantindo assim uma ainda maior relação.

A novidade, que se chamará Instant Articles, deverá chegar ainda este mês e apresentará aos utilizadores do Facebook artigos de alguns dos maiores sites da Internet. A lista deverá ser reduzida no arranque da nova funcionalidade e dará acesso a conteúdos da National Geographic, The New York Times e do Buzfeed.

Um dos maiores problemas que o Facebook está a encontrar neste novo processo é a negociação das margens de publicidade que vão ser usadas com estes novos parceiros.

Do que se sabe o Facebook estará disposto a abdicar da totalidade dos lucros da publicidade que esses sites conseguirem angariar e vender. No caso da publicidade que o Facebook conseguir angariar, os valores baixam para os 70%, ficando o Facebook com uma margem muito reduzida.

Mesmo com valores muito baixo, ou até nulos, no que toca ao retorno da publicidade, o interesse do Facebook neste caso é diferente. O que está em causa é conseguir que os utilizadores da rede social se mantenham dentro dela e que não saiam para outro sites à procura de conteúdos e de informação.

É por isso que o Facebook está disposto a abdicar de parte dos lucros da publicidade para garantir que essas fontes de informação estejam presentes na sua rede.

Mesmo que não ganhe com o imediato, acabará por ganhar ao garantir que os utilizadores continuam na sua rede, a ver outras páginas, a consultar outros conteúdos e, em última instância, a consumir a publicidade que têm para exibir.

Ainda se sabe muito pouco sobre o Instant Articles, mas parece ser a forma encontrada pelo Facebook para garantir ainda mais informações e conteúdos para os seus utilizadores, conseguindo assim que estes estejam mais tempo dentro do Facebook.

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