O Flash foi uma tecnologia que durante muitos anos foi essencial à Internet. Com todas as suas capacidades, foi o motor de muitos sites e de toda a sua parte multimedia. Mas o Flash está a morrer e é hora de mudar para as novas tecnologias, como o HTML5.
Cada vez mais os grandes sites da Internet estão a abandonar o Flash e agora foi o Facebook que mudou, mudando para o HTML5 no seu leitor de vídeo.
Há já alguns meses que o Facebook estava em testes com o seu novo leitor de vídeos criado em HTML5. Limitado na altura a uma lista curta de browsers, chega agora a todos e com melhorias óbvias.
O suporte é agora completo, mesmo em browsers mais antigos e que não suportam esta nova tecnologia, algo que o Facebook tratou e que tem vindo a melhorar e a resolver problemas que foram surgindo.
Com a importância que o Facebook tem estado a dar aos vídeos, sendo uma forma de cativar ainda mais os utilizadores, mantendo-os ainda mais tempo no seu site, era necessário que o seu leitor fosse melhorado e que deixasse de usar o Flash.
O anúncio feito revela que a partir de agora todos os que navegarem pelo Facebook vão ter acesso directo a este novo leitor, com todas as suas vantagens.
O próprio Facebook revelou que desde que fizeram esta alteração os utilizadores notaram de imediato uma maior rapidez no carregamento dos vídeos, o que leva a uma maior partilha e a um consumo ainda maior deste tipo de media.
A somar a isso existe também a vertente da segurança, algo que o Flash compromete de forma constante e que o Facebook não controla. Foi precisamente este ponto que levou a que o chefe da segurança do Facebook tivesse pedido o seu fim imediato.
Este é um grande passo dado pelo Facebook, mas deixa ainda de fora todos os jogos que estão presentes nesta plataforma e que dificilmente vão ser convertidos. O Facebook está a trabalhar com a Adobe para serem encontradas as ferramentas certas para a conversão, mas é um caminho que ainda levará muito tempo.