Todos reconhecem o Messenger como uma das mais importantes plataformas do Facebook e das que mais usadas é para comunicação pela Internet. Com toda esta utilização, é normal que a maior rede do planeta a queira tornar ainda mais simples de usar, para cativar ainda mais utilizadores. É precisamente essa a promessa do Facebook para 2018, a simplificação do Messenger.
O Messenger começou por ser um dos muitos componentes do Facebook, preparado para a comunicação direta entre os utilizadores. A decisão de o isolar e tornar independente não foi bem-aceite, mas hoje poucos são os que não concordam com esta decisão.
Nos últimos meses temos visto o Messenger receber várias novidades e opções, tornando-se uma ferramenta que pode ser considerada complexa ou com demasiadas funcionalidades, o que a torna pouco atrativa.
Para combater este problema, o Facebook prometeu que o ano de 2018 será dedicado a simplificar o Messenger, rearrumando o serviço, as suas funcionalidades e a forma como estas estão disponibilizadas.
O foco da equipa será dado às mensagens visuais, o que significa que reforçará a utilização de vídeo em tempo real, melhorará a utilização de gifs e de stickers e as opções relacionadas com as imagens. Além disso, o Messenger vai reformular a comunicação de grupo como um todo, para facilitar a gestão e a própria comunicação.
As empresas vão também ter um papel preponderante, querendo o Facebook que este seja um canal de comunicação privilegiado entre estas e os seus clientes, procurando também atrair mais utilizadores.
Com 1,3 mil milhões de utilizadores ativos mensalmente, o Messenger é já muito mais do que uma plataforma de mensagens e ganhou o seu espaço próprio dentro da maior rede social da Internet. O Facebook tem perfeita noção das potencialidades desta sua ferramenta e por isso irá melhorá-la ao longo do próximo ano, arrumando a casa.