As questões de privacidade sempre foram certamente muito sensíveis para os utilizadores do Facebook. Em particular, todas as que se associam à localização destes e à recolha desta informação.
Se a surpresa foi saber que o Facebook recolhe estes dados mesmo quando os utilizadores têm esta opção desligada, tudo agora ficou pior. A maior rede social da Internet admitiu que ainda tem esta prática e que não a pretende eliminar no futuro.
Uma novidade que todos já conhecem do Facebook
Já dificilmente o Facebook consegue surpreender os utilizadores no que toca à privacidade. São recorrentes as quebras de confiança e as fugas de informação dos dados de quem usa esta rede. Claro que é também comum saber que o Facebook recolhe e processa dados dos utilizadores, mesmo sem estes autorizarem.
A mais recente descoberta veio agora de uma carta enviada pela maior rede social da Internet a um conjunto de senadores dos EUA. Surpreendentemente, nessa missiva o Facebook admite que está permanentemente a controlar e a recolher a localização dos seus utilizadores.
anyone want a granular accounting of how Facebook knows your location
no?
well here you go anyways and there's 5 more pages where that came from pic.twitter.com/tzaSQ2mU6H
— Emily Birnbaum (@birnbaum_e) December 17, 2019
A recolha de localização é feita mesmo com esta desligada
Este procedimento é padrão e acontece mesmo quando os utilizadores da rede social têm inativa a opção de recolha de localização. Esta pode basear-se no sinal GPS ou nas redes Wi-Fi e Bluetooth. Claro que as duas últimas oferecem um grau de detalhe muito pequeno, mas ainda assim são importantes.
Segundo o que foi apresentado por uma jornalista do The Hill, esta recolha tem um propósito bem definido. Destina-se a garantir a segurança destes e também a apresentação de publicidade localizada. Sabe-se também que estes dados são partilhados com o Messenger, WhatsApp e Instagram.
A desculpa assenta na segurança dos utilizadores
O Facebook tinha prometido sérias alterações neste campo, tanto para o iOS 13 como para o Android 10. Aparentemente estas mudanças ainda não se concretizaram e igualmente tudo aparenta estar na mesma.
Esta é mais uma confirmação de um comportamento do Facebook, que todos inegavelmente receiam. Esta rede social recolhe muitos mais dados do que revela e fá-lo de forma escondida e, como se sabe agora, permanentemente.