Uma das consequências de praticamente todas as pessoas terem uma conta no Facebook é que, quando alguém falece, a conta acaba por ficar inutilizada e, frequentemente, tem um impacto negativo nas emoções e sentimentos de quem perdeu esse ente querido.
Mas o Facebook tem previstas soluções para as contas de alguém que morreu. Saiba o que acontece.
Se já perdeu um ente querido que tinha um perfil no Facebook, então certamente já se perguntou o que acontecerá à conta dessa pessoa no futuro.
Para isso, o Facebook tem previstas algumas soluções.
Memorial
Quando alguém falece, a conta do Facebook pode ser transformada numa conta Memorial, que são locais, em homenagem à pessoa falecida, onde a família e amigos podem partilhar memórias acerca da referida pessoa.
Características das contas Memorial:
- A expressão Memorial será apresentada junto ao nome da pessoa no respetivo perfil
- Dependendo das definições de privacidade da conta, os amigos podem partilhar memórias na cronologia transformada em memorial
- O conteúdo partilhado pela pessoa, como fotos e publicações, permanece no Facebook e é visível para o público com o qual foi partilhado
- Os perfis transformados em memorial não são apresentados em espaços públicos, como nas sugestões de Pessoas que talvez conheças, lembretes de aniversário ou anúncios
- Ninguém pode iniciar sessão numa conta memorial
- As contas memorial que não têm um contacto legado não podem ser alteradas
- As Páginas com apenas um administrador cuja conta foi transformada em memorial vão ser eliminadas do Facebook se recebermos um pedido válido
Assim, depois de alguém falecer, a conta dessa pessoa será transformada em memorial, mediante pedido de um familiar ou amigo. Há, contudo, que se ter certeza de que é mesmo isto que se pretende. Caso não seja familiar ou um amigo chegado da pessoa que faleceu, o Facebook recomenda que contacte a família da pessoa antes de pedir a transformação em memorial.
Ao se tornar memorial, as contas ficam seguras uma vez que impedem que alguém inicie sessão na mesma, podendo apenas ser gerida por um contacto legado, que é alguém escolhido, previamente, pela pessoa agora falecida para gerir a conta do Facebook caso lhe aconteça algo grave como morrer ou ficar incapacitado.
Para adicionar um contacto legado basta ir, na sua conta, a Definições > Geral > Gerir Conta.
Um contacto legado pode:
- Marcar uma publicação no perfil da pessoa
- Responder a novos pedidos de amizade
- Atualizar a foto de perfil e a foto de capa
Caso queira alterar/eliminar um contacto legado, basta fazer o mesmo procedimento, escolher a pessoa em questão e clicar em Eliminar e, depois, pode adicionar um novo.
Assim que a sua conta seja transformada em memorial, o seu contacto legado será notificado. Para selecionar um contacto legado deve ter, pelo menos, 18 anos.
Se o proprietário da conta não tiver selecionado um contacto legado, ninguém ficará ativamente responsável pela conta após ser pedida a transformação em memorial.
Se pretende que a sua conta seja transformada em memorial, aceda a este formulário.
Saiba mais sobre as contas Memorial
Eliminação da conta
Outra solução é o pedido ao Facebook para eliminar a sua conta em caso de falecimento.
Para isso vá a Definições > Geral > Gerir Conta e depois, procure a informação referente à eliminação da sua conta.
Depois basta clicar em Pedir eliminação de conta e seguir todas as instruções.
E se eu quiser conteúdos da conta do Facebook de quem faleceu?
Esta já é uma situação mais delicada e, segundo o que o Facebook prevê, quando uma conta é transformada em memorial, o conteúdo que a pessoa partilhou continua visível para o público com o qual foi partilhado.
Porém, caso se pretendam informações ou conteúdos adicionais, terá de fornecer uma prova em como é um representante autorizado, como por exemplo um familiar, e uma ordem judicial.
Porém, o Facebook alerta que, o envio de um pedido ou o preenchimento da documentação necessária, não garante que a rede social possa fornecer o conteúdo da conta da pessoa falecida.
Para pedir conteúdos adicionais da conta de alguém que morreu, aceda a este formulário.