Pplware

Facebook: o desafio dos 10 anos é a nova artimanha?

Já conhecem o desafio do “há 10 anos” ou, como é vulgarmente conhecido, 10 Year Challenge #10YearChallenge. Será um novo “meme” ou uma nova campanha de recolha de dados pelo Facebook?

A Internet é um local fantástico. Sobretudo se procurarem “o que não devem pesquisar no Google” – a sério, não o façam. Passemos agora aos assuntos mais sérios envolvendo tendências, modas e correntes.

 


A internet é um local onde boas causas se podem popularizar e unir países. Contudo, é também aqui onde se viralizam causas… menos nobres ou simplesmente perigosas.

 

Onde estava há 10 anos?

É sobretudo nas redes sociais como o Facebook e Instagram, bem como no Twitter e YouTube, onde correm as principais “modas”. Agora, alguém se lembrou de partilhar um throwback de há 10 anos. Uma foto tirada na década passada e uma foto, lado a lado, tirada este ano.

Certo é que a Internet já teve a sua boa dose de tendências, correntes e modas salutares. Veja-se a ALS Bucket Challenge ou simplesmente o desafio do balde de gelo.

Tendências e modas que tão depressa aparecem como acabam por cair no esquecimento, só para serem substituídas por novas sensações. A propósito, lembram-se dos fidgets spinners?

Neste momento a tendência ou desafio é o #10YearChallenge. Está a tomar de assalto o Facebook bem como o Instagram e Twitter, mas nem todos estão a aceitar pacificamente este novo fenómeno.

 

Será uma campanha de recolha de dados pelo Facebook?

À luz dos últimos escândalos de privacidade perpetrados pelo Facebook, a comunidade olha já com desconfiança para a empresa de Mark Zuckerberg. Suspeitas que se estendem também ao Instagram, detido pelo grupo Facebook.

Suspeitas estas que foram levantadas em primeiro lugar por Kate O’Neill através de um artigo de opinião no portal Wired. Muito sucintamente Kate suspeita que tudo isto não passe de uma nova recolha de dados por parte do Facebook.

Mascarada de desafio viral, a iniciativa pode muito bem fornecer à rede social várias métricas. Socorrendo-se de possíveis algoritmos de reconhecimento facial, o Facebook ficaria assim a saber o grau de envelhecimento de determinado utilizador.

 

Desafio #10YearChallenge está em voga no Facebook, Instagram e Twitter

Kate, uma autora especializada em tecnologia no portal supracitado, expressa claramente as suas dúvidas. Face ao histórico e apetite voraz do Facebook pelos nossos dados e informações, esta nova “moda” poderá não passar de uma campanha de recolha de dados, perfeitamente disfarçada.

Assim sendo, estaremos na presença de um novo “meme”? Um novo desafio? Ou será mais uma tentativa e mais um meio para o Facebook escamotear alguns dos nossos dados e métricas?

Importa frisar que a autora coloca tudo isto como sendo uma hipótese completamente hipotética. Contudo, é impossível não ficar alarmado com o decorrer do seu artigo.

E se o Facebook treinar um algoritmo para apurar o nosso grau de envelhecimento? E se a partir desses dados puder, in extremis, calcular o nosso envelhecimento para os próximos 10 anos?

Kate cita estas hipóteses como plausíveis. Afinal de contas, de que precisam os algoritmos inteligentes senão de um enorme fluxo de dados para se poderem treinar e aperfeiçoar?

Ora, e o que é um desafio viral senão uma partilha em massa de informações, afirmações e outro conteúdo? É precisamente aqui que reside o alerta desta autora internacional.

Este desafio é também uma oportunidade de ouro para o Facebook apurar a idade real ou aproximada dos seus utilizadores. Ainda que estes possam ter deturpado a verdade ao registarem-se nas redes sociais, o nosso rosto raramente mente.

 

O Facebook já negou qualquer envolvimento no #10YearChallenge

Entretanto, o Facebook já veio a público desmentir qualquer intenção nesse sentido. Contudo, os danos à sua reputação são evidentes. Nunca antes, a rede se apressou tanto em aquietar este tipo de suspeitas como agora.

Estaremos a expor-nos desnecessariamente nas redes sociais como o Facebook e Instagram? Ou, por outro lado, não será esse o exato propósito das redes sociais? Desafios como o #10YearChallenge para nos podermos expressar ou simplesmente rir um pouco?

Ao mesmo tempo, é também um local onde vale mais a imagem e o simbolismo a esta associado do que o conteúdo que lhe deveria ser inerente. Estaremos, portanto, a cair numa armadilha da nossa própria conceção?

Exit mobile version