O Facebook Messenger é, hoje em dia, uma das maiores plataformas de mensagens da Internet. Associada à rede social onde nasceu, tem tido um crescimento impar, mostrando que a decisão do Facebook de a separar foi a mais acertada.
Claro que este é também uma montra única e que o Facebook começa a olhar de forma a potenciar o seu crescimento e a publicidade parece ser o caminho.
Apesar de não ser algo muito conhecido, o Facebook tem já em testes a apresentação de publicidade na interface principal do Messenger desde janeiro deste ano. Estes são testes limitados a alguns utilizadores e apenas em 2 países, na Tailândia e Austrália.
A julgar pela informação dada, estes testes devem ter decorrido de forma muito satisfatória, uma vez que a ideia é agora alargar de forma global esses testes ao Facebook Messenger e dar a muitos mais utilizadores a apresentação de publicidade.
Claro que estes vão ser apenas mais testes e não existe qualquer garantia de que a apresentação da publicidade avance de forma definitiva. Tudo dependerá da aceitação que esta terá junto dos utilizadores e a forma como estes reagirem a esta novidade.
A publicidade no Facebook Messenger não é uma novidade. Existe já a possibilidade de ser apresentada aos utilizadores publicidade de empresas com quem estes tenham já interagido no Facebook Messenger, mas esta é apresentada apenas na janela de conversação.
A diferença aqui é mesmo a sua apresentação no ecrã principal, onde é agora reunida a informação das conversas dos utilizadores, e o tipo de publicidade que será dirigida e focada nos gostos que o utilizador tiver.
Com 1,2 mil milhões de utilizadores ativos mensalmente, o Facebook Messenger é mais uma das montras que a maior rede social da Internet tem e onde poderá arrecadar mais alguns milhões de dólares.