Pplware

Facebook está a planear a união entre o Messenger, Instagram e WhatsApp

Já imaginou se fosse possível comunicar com todos os seus contactos do Facebook Messenger, do Instagram Direct bem como do WhatsApp? Tudo isto num só local ou serviço? Tudo isto protegido por encriptação de ponta-a-ponta?

De acordo com o mais recente relato do The New York Times é isso que Mark Zuckerberg quer fazer. Unificar todos os seus serviços de comunicação sob a sua alçada para facilitar a comunicação entre os utilizadores dos vários serviços.


Mark Zuckerberg, o CEO do grupo Facebook, estará a estudar esta possibilidade de unificação dos serviços de chat e comunicação. Algo que reduziria em grande parte a extensão e repetição dos serviços de chat nas várias plataformas e serviços.

 

Utiliza o Facebook Messenger, Instagram ou WhatsApp?

Sobretudo numa altura em que o Facebook tem passado por uma das suas piores fases, sujeito a um escrutínio público diário e crescente clima de desconfiança, a medida não seria desprovida de mérito ou utilidade.

De acordo com as fontes do Times – quatro pessoas envolvidas no projeto – o esforço de unificação será colossal. Contudo, é uma das mudanças que já está a ser debatida e implementada, gradualmente, pela gigante norte-americana.

Serão necessários milhares de colaboradores, oriundos de todas as empresas pertencentes ao Facebook. O esforço, colossal, terá que redefinir a forma de operação do Messenger, Instagram e WhatsApp partindo ao seu nível estrutural.

 

Deixaremos de ter o Facebook Messenger, o Direct do Instagram ou o WhatsApp?

Aparentemente, não. Cada uma destas três aplicações e serviços continuará a existir e a funcionar de forma independente, tal como a conhece neste momento.

Contudo, a estrutura que subjaz aos serviços de chat, mensagens e comunicação presente em cada uma delas será unificada. Por outras palavras, todas elas utilizarão a mesma espinha dorsal (ou plataforma) para comunicações.

Em suma, continuaremos a ter o Facebook Messenger, o Direct do Instagram e o WhatsApp tal como os conhecemos. Para o utilizador final isto poderá resultar numa maior semelhança entre todos os serviços de comunicação providenciados.

A empreitada é colossal, até mesmo para uma empresa com as dimensões e capital do grupo Facebook. Assim sendo, de acordo com as pessoas envolvidas no projeto, o mesmo só estará terminado no início a meados de 2020.

 

Quais as vantagens para o comum utilizador?

Entretanto, os trabalhos já estão em curso e visam unificar e dotar de encriptação de ponta a ponta as comunicações. Algo que até ao momento só estava disponível nos serviços da plataforma WhatsApp.

Em suma, para o utilizador final, conseguimos vislumbrar algumas vantagens imediatas. Uma maior coerência e similitude entre o chat do Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp.

Relembramos que a encriptação de ponta a ponta significa que apenas o remetente e o destinatário saberão o que está contido na mensagem ou comunicação. Em síntese, um reforço inexorável da privacidade do utilizador.

 

As vantagens para o Facebook

Já para o lado empresarial, as vantagens imediatas serão duas. A primeira, em resultado da encriptação ponta-a-ponta, será a mitigação de todo o escrutínio público a que o Facebook tem sido sujeito.

A segunda, sem ousar entrar em pormenores, será a economia na gestão e tratamento da plataforma de comunicações. Um só sistema, uma só plataforma subjacente a todos os três serviços do Facebook.

Há ainda o fator de retenção dos milhares de milhões de utilizadores do Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Algo que poderá incutir novo fulgor a todo o grupo Facebook durante os próximos anos.

Fruto da unificação de todo o ecossistema “Zuckerbergiano”, passaremos mais tempo dentro desta esfera. Ao mesmo tempo, diminuirá a tentação de utilização de serviços rivais.

Exit mobile version