A maior rede social do planeta, o Facebook, tem conseguido crescer de forma exponencial, cada vez com mais serviços associados, o que traz ainda mais utilizadores.
Os vídeos publicitários foram uma das muitas novidades que introduziu ao longo dos anos, mas segundo se sabe agora, o Facebook tem disponibilizado números falsos sobre as suas visualizações.
Foi em 2014 que o Facebook passou a contar com os vídeos na sua plataforma, fazendo desta nova forma de apresentação um dos seus pontos fortes. Ao mesmo tempo, passou a disponibilizar a todos os anunciantes a possibilidade de apresentarem, desta forma, os seus produtos, gerando um maior alcance e um maior número de visualizações.
Mas pelo que se sabe agora, o Facebook manipulou os dados apresentados e deixou de fora alguns dados que alteram por completo o seu alcance. Em concreto, o Facebook não contabilizou todas as visualizações que duraram menos de 3 segundos.
We had previously *defined* the Average Duration of Video Viewed as “total time spent watching a video divided by the total number of people who have played the video.” But we erroneously had *calculated* the Average Duration of Video Viewed as “the total time spent watching a video divided by *only* the number of people who have viewed a video for three or more seconds.”
Esta “pequena” diferença levou a que durante estes 4 anos o tempo médio de visualização fosse sobre-estimado em cerca de 60 a 80%, levando as agências de publicidade a serem enganadas e a apostarem ainda mais nesta plataforma.
Para além de admitir este erro, o Facebook anunciou que mudou também a forma de medir, passando agora a existir mais duas métricas que dão uma visão mais precisa das visualizações e do seu tempo médio.
Video Average Watch Time: the total watch time for your video, divided by the total number of video plays. This includes plays that start automatically and on click. This will replace the Average Duration of Video Viewed metric.
Video Percentage Watched: reflects the percentage of your video somebody watches per session, averaged across all sessions of your video where the video auto-played or was clicked to play. This will replace the Average % Video Viewed metric.
Apesar de não afectar directamente os utilizadores da plataforma, a diferença de valores de tempos médio de visualização tem um impacto grande nas agências de publicidade que apostavam no Facebook para divulgar os seus produtos, que afinal não tinham a projecção que se esperava.