A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, teve agora conhecimento de uma decisão que já se vinha a arrastar. Com efeito, tendo em conta a sua conduta passada no que à privacidade diz respeito, foi-lhe aplicada uma multa recorde, valor nunca antes visto para uma empresa de tecnologia.
Ainda assim, não sabemos se lhe serão aplicadas restrições ou regulamentações futuras.
A empresa estava ciente que mais tarde ou mais cedo, as consequências das suas práticas anteriores se fariam sentir. Assim sendo, foi já sem surpresa que durante as últimas semanas os media apontavam as negociações em curso com as autoridades dos Estados Unidos da América. Agora, temos a cifra.
“Lapsos de privacidade” custam 5 mil milhões de dólares ao Facebook
A Federal Trade Commision (FTC) sanciona assim a rede social de Mark Zuckerberg. Fê-lo com base na incúria comprovada em diversas instâncias no tratamento de dados e, consequentemente, na privacidade dos utilizadores. Agora, ambas as partes chegaram a um acordo satisfatório.
De acordo com o relato do WSJ, os comissários da FTC punem assim a empresa pelos “lapsos de privacidade”. Já a decisão final, sujeita a votação, recebeu três votos Republicados a favor, com dois votos contra dos Democratas. Foi a partir daqui que surgiu a multa de 5 mil milhões de dólares.
FTC reportedly approved a roughly $5B Facebook settlement over the Cambridge Analytica Privacy Breach. @EmilyGlazer is the reporter who broke the story. She joined us with more on the news. pic.twitter.com/v2WqQiZKo1
— CNBC's Closing Bell (@CNBCClosingBell) July 12, 2019
No entanto, não são conhecidas restrições aplicadas ao Facebook. De igual modo, para além da multa, a maior alguma vez aplicada a uma tecnológica, não há conhecimento de outras sanções. Isto é, nada é dito quanto à postura futura da rede social de Mark Zuckerberg, algo que levanta alguns alertas.
Que futuro para a rede social de Mark Zuckerberg?
Mais concretamente, não foi especificado qualquer mecanismo de observação ou vigilância das práticas do Facebook. Não sabemos, portanto, o que é que os utilizadores podem esperar para o futuro desta rede social. Passarão os seus dados a estar mais protegidos, ae a nossa privacidade, como fica?
Ainda assim, é impossível ignorar a escala da multa. São 5 mil milhões de dólares, uma cifra que ofusca todas as demais. Note-se, em jeito de comparação, que a “grande” multa de 22,5 milhões de dólares aplicada em 2012 à Google, acaba por ser um pequeno grão comparativamente a esta.
Importa também frisar que a empresa de Mark Zuckerberg pode absorver a sanção que lhe foi aplicada. Estará na altura de responsabilizar os executivos da rede social? Fará falta regulamentação para esta entidade? Será que esta multa vai mudar algo no Facebook?
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