Pplware

Facebook começa a esconder o número de likes nas fotos e publicações, já a partir de hoje!

O Facebook, dada a realidade menos boa associada à pressão dos likes na sua plataforma, está a começar a esconder estas informações. Já a partir de hoje, de momento limitado a algumas localizações geográficas, a empresa de Mark Zuckerberg irá fazer alterações na exibição dos likes.

Este projeto, que irá agora passar por um período de testes, é expectável que venha a ser implementado em todo o mundo no âmbito dos esforços para o bem-estar digital.


A ‘pressão social’ dos likes está presente no Facebook desde a sua criação. Em determinados utilizadores, esta realidade cria ou desencadeia certos problemas de auto-estima, ansiedade, e o desejo por publicar conteúdo que cative mais o seu público. Para contrariar esta tendência, o Facebook está a trazer mudanças.

Desse modo, já a partir de hoje, os utilizador do Facebook na Austrália vão ter uma exibição diferente dos likes em posts de terceiros. Esta mudança não é inédita, mas estava apenas disponível para um muito reduzido números de utilizadores que foram selecionados para o projeto piloto.

O próprio Instagram já tinha apresentado uma solução idêntica, que está a chegar a cada vez mais utilizadores. Agora é a vez do Facebook. Nas publicações e fotos de terceiros na plataforma, os utilizar apenas verá quem – entre amigos e pessoas que segue – meteu like no post. Foi esta a solução encontrada pela empresa de Mark Zuckerberg para a pressão e ansiedade que se vive hoje no meio das redes sociais.

Estamos a efetuar um teste limitado em que as contagens de likes, reações e visualizações de vídeos são tornadas privadas no Facebook. Reuniremos feedback para entender se esta mudança melhorará a experiência de utilização das pessoas.

O plano passa assim por, de momento, testar as mudanças numa amostra representativa de utilizador. Ao passo que antigamente eram um número reduzido de elementos, a partir de hoje passam a ser todos os utilizadores da Austrália. Caso os resultados sejam positivos, é de esperar que a empresa os alargue ao resto do mundo.

O que acha deste plano do Facebook? As mudanças nas exibições de likes fazem sentido? Deixe a sua opinião nos comentários!

Exit mobile version