Nos dias que correm, praticamente todas as crianças com que nos deparamos têm um telemóvel nas mãos de onde não desgrudam durante muito tempo. E nem sempre parece haver uma preocupação por parte dos pais para o tempo e conteúdo a que os mais pequenos acedem. Como tal, segundo um recente relatório, as crianças passam cerca de 2 horas por dia na rede social chinesa TikTok.
Crianças passam 2 horas por dia no TikTok
Não é novidade para ninguém que as crianças passam mais do que um período de tempo adequado expostas aos ecrãs, mesmo as mais pequenas. Alguns pais e/ou cuidadores ainda aplicam algumas regras e limites aos menores, mas infelizmente também vemos muita falta de ação noutros casos.
De entre os vários conteúdos que os mais pequenos acedem no telemóvel e a partir da Internet, estão as redes sociais, YouTube, jogos, vídeos, entre outros. Mas há agora dados que mostram que o TikTok é o preferido dos mais pequenos, entre a faixa etária dos 4 anos aos 8 anos de idade, e supera até o YouTube
Um recente relatório do estudo “From Alpha to Z: Raising the digital generations“, com dados de 2022, indica que, ao todo, são cerca de 107 minutos, perto de 2 horas, por dia que as crianças perdem a ver vídeos na polémica rede social chinesa. E estes resultados acabam por ser ainda mais preocupantes quando se trata de um aumento de 18% desse tempo comparativamente à média apresentada em 2021.
A utilização do TikTok é 60% superior à utilização do YouTube no que respeita à visualização de vídeos. No popular serviço de vídeos da Google, o tempo médio de utilização dos mais pequenos é de 67 minutos por dia. Outros dados mostram que os mais pequenos passam cerca de 3 horas por dia no Roblox e 1 hora e 14 minutos no Snapchat. Nota-se uma queda de 37% na utilização do Skype pelos mais novos e um aumento de 7% na rede social Twitter.
Pode ver todos os resultados deste estudo aqui.