Pplware

CEO do TikTok foi recebido nos EUA e assegurou que a plataforma não é um “agente da China”

O TikTok está sob uma onda de desconfiança e os países não estão a dar tréguas. Aliás, o CEO da plataforma, Shou Zi Chew, voou até aos Estados Unidos da América (EUA) e enfrentou longas horas de escrutínio, em frente aos congressistas da Câmara dos Representantes.


O TikTok tem 150 milhões de utilizadores e emprega 7.000 funcionários só nos EUA. Contudo, este peso não impede o país de duvidar fortemente das intenções da ByteDance e de dar vida a uma onda de desconfiança que só tem ganho força. Aliás, para a republicana Cathy McMorris, esses números “enfatizam a urgência de o Congresso agir”.

Conseguiu unir Republicanos e Democratas. E, mesmo que por apenas um dia, estamos de facto unidos porque temos preocupações sérias.

Disse, ao CEO do TikTok, o republicano August Pfluger.

August Pfluger, membro da Câmara dos Representantes dos EUA

Por sua vez, Cathy McMorris assegurou que os EUA não confiam no TikTok para “alguma vez abraçar os valores americanos, os valores de liberdade, de direitos humanos e inovação”.

Todas estas acusações tiveram lugar, ontem, durante uma sessão, durante a qual o executivo da plataforma de entretenimento, Shou Zi Chew, esteve em frente à Câmara dos Representantes, a encarar cerca de cinco horas de interrogatórios.

Essencialmente, os congressistas procuraram escrutinar questões como a proteção dos dados dos utilizadores americanos, a segurança das crianças e dos adolescentes, o facto de a plataforma ser vista como viciante, o método para a moderação do conteúdo, a espionagem contra jornalistas e a promoção de narrativas favoráveis ao governo chinês.

 

CEO do TikTok esteve perante a Câmara dos Representantes a defender o TikTok

Durante a sessão, perante congressistas convencidos de que a plataforma de entretenimento é uma ferramenta do Partido Comunista Chinês, Shou Zi Chew procurou assegurar que a ByteDance não é “um agente” e que o TikTok não representa qualquer risco de segurança nacional.

Estes são dados frequentemente recolhidos por muitas outras empresas no nosso setor.

Garantiu o CEO, sublinhando que o TikTok não recolhe mais dados do que outras plataformas semelhantes e que tem o compromisso de ser muito transparente com os seus utilizadores sobre o que recolhe.

Além disso, mencionou que “muitos dos riscos apontados são hipotéticos e teóricos”, pelo que, não estando a ver “nenhuma evidência”, aguarda “ansiosamente” discussões em que possam “conversar sobre provas e, então, abordar as preocupações que estão a ser levantadas”.

Tendo em conta a desconfiança relativamente às intenções da empresa chinesa, o CEO destacou que, hoje em dia, os dados dos novos utilizadores americanos já são armazenados num servidor da americana Oracle.

Exit mobile version