Pplware

Autenticar-se no Instagram? Agora tem de usar um vídeo-selfie captado na hora

Se as tendências mostram que as passwords estão para acabar, existe a necessidade de criar mecanismos alternativos. A forma mais lógica é usar informação biométrica, que nem sempre se precisa de focar na impressão digital.

O Instagram parece apostado nisso e agora terá a ser lançada uma novidade para autenticar os utilizadores. Passará a existir um vídeo-selfie, que irá identificar o utilizador e assim comprovar não apenas a autenticação, mas também a sua existência.


A Microsoft já mostrou o caminho a seguir, com o fim das passwords e até a Google está a deixar de depender unicamente desta autenticação. É preciso encontrar formas mais seguras e isso abre caminho a muitas ideias e até a muitos conceitos novos.

O Instagram aprece estar agora a trilhar este caminho, com uma novidade muito interessante. Está a ser relatado que muitos utilizadores passaram a ter de criar um vídeo-selfie para poderem comprovar a sua identidade e garantir que são pessoas reais.

Não existe uma forma identificada para iniciar este processo, mas as descrições apontam muitos caminhos para isso. Há quem relate que esta nova forma de autenticação está a ser mostrada a quem cria uma nova conta e também a quem está a configurar o Instagram num novo dispositivo.

Outra forma de ter esta nova autenticação é quando as publicações de um utilizador recebem muitos Gostos. Para provar que não é um bot e que a conta é de alguém real, o Instagram pede que seja feita uma autenticação com este vídeo-selfie, captado na hora.

Apesar de ser uma forma inovadora, simples e prática de fazer a autenticação, há algumas questões de privacidade em cima da mesa. A Meta tinha garantido que não ia recolher estes dados e a própria mensagem do Instagram reflete isso mesmo, sendo usada apenas para autenticação e apagada ao fim de 30 dias.

Na verdade, esta novidade já tinha estado em testes há algum tempo no Instagram. Acabou por ser retirada por problemas técnicos, mas agora parece ter voltado de vez. Resta saber se será a única forma de autenticação ou se alguns mecanismos mais tradicionais vão ser mantidos.

Exit mobile version