Pplware

Atenção: Oferta de bilhetes da easyJet no Facebook é falsa

No Facebook, assim como na Internet no geral, é importante não assumir tudo o que se lê e vê como verdadeiro… existem sempre as mentiras encobertas e devemos ter atenção para não cair no conto do vigário.

A última fraude diz respeito às ofertas de bilhetes da easyJet, como comemoração do 22º aniversário. Mas, atenção… são ofertas falsas.


Sempre que se vêem ofertas na Internet, nomeadamente no Facebook, é sempre importante analisar cautelosamente essas mesmas ofertas, tentando comprovar a sua veracidade, para que não sejamos apanhados na ‘rede’ das fraudes.

Recentemente surgiram publicações de uma oferta de 2 bilhetes de avião da easyJet, como forma de comemorar os 22 anos de existência da companhia aérea… mas é uma oferta falsa.

A oferta aparece assim no mural de quem a partilha, com o texto “Thanks #easyJet”:

Com um pouco de cuidado, podemos ver que o link aponta para algo que parece ser uma promoção da easyJet, porém vai-nos direcionar para um espaço que pede muito mais que o que deveria.

Além disso… podemos ver o título “Marlboro 2017” associado ao link.

Após respondermos ao inquérito, surge a informação que, para finalizar a oferta, basta partilhar e fazer like.

Não existe nenhuma fonte da easyJet que mencione esta oferta e, através de uma análise detalhada ao site e à forma da oferta, percebe-se que se trata de um esquema de phishing, ou seja, sites criados de forma a roubarem dados de utilizadores.

Através de uma pesquisa, verifica-se que o site foi criado no dia 19 de Agosto de 2017, tal como podemos ver na seguinte imagem:

Também no Twitter existem vários alertas para este esquema fraudulento:

Se procurarem pela hashtag #easyjet no Facebook, poderão ver os contactos que partilharem esta oferta.

Todo o cuidado é pouco e, no Pplware, deixamos sempre o alerta para estes esquemas.

Já tinham visto esta oferta no Facebook?

Exit mobile version