Portugal é um país onde ocorrem grandes inovações e criações que, apesar de pouco divulgadas, causam enorme impacto a nível mundial. A rede social Soccial já está a ser desenvolvida há alguns anos e está prestes a ser totalmente publicada.
Soccial, uma rede social portuguesa criada por Paulo Rodrigues, admite ser uma forma fácil de encontrar conteúdo sobre tudo o que nos rodeia baseando-se apenas na nossa personalidade.
Durante largos meses, a rede social Soccial esteve aberta ao público com uma versão de testes. Agora que a primeira versão final está (quase) concluída, a Soccial informou que o site foi fechado até que esta seja publicada.
É possível inscrever-se de forma a ser um dos primeiros utilizadores a testar a rede. Aqueles que já tinham conta não precisarão de se inscrever de novo, podendo depois continuar a utilizar a sua conta da mesma forma, com os mesmos dados.
Esta nova rede social promete contar com algumas das seguintes funcionalidades:
- Pesquisa natural, podendo-se pesquisar por frases como “publicações sobre moda”, “melhores restaurantes perto de Lisboa” ou até mesmo “onde comer bacalhau com natas”.
- Portais sociais que se adaptam ao quotidiano e à personalidade de cada pessoa.
- Publicações de blogs e portais, onde de poderão seguir as novidades de blogs/sites que o utilizador segue.
- Listas de inspiração que consistem em listas para organizar conteúdo inspirador, como fotografias, vídeos, pessoas, links, etc.
- Encontrar as melhores lojas, as mais reputadas, os melhores serviços, os melhores produtos e até os melhores descontos.
- Facilidade em encontrar pessoas com os mesmos interesses e fazer conexões com elas.
- Entre outras…
A Soccial afirma que a sua rede social não pretende prender os utilizadores aos meios digitais ao contrário das outras, mas sim uma forma do utilizador se manter mais conectado ao resto do mundo.
Os três princípios que estão na base do Soccial são: o utilizador em primeiro lugar, a privacidade garantida e a gratuitidade sem publicidade.
A Soccial diz tirar proveito da tecnologia Big Data de forma a prever, de acordo com a utilização da plataforma, os gostos e a personalidade de cada utilizador. Assim, será possível mostrar conteúdo ao utilizador de acordo com o seu contexto social, gostos, localização, quotidiano, etc.
De forma extremamente resumida, a missão do Soccial é tornar as pessoas mais felizes através de três pontos extremamente importantes: o tempo, o lazer e a realização.