Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Já existe jailbreak para o iOS 10.3.3?

Bom dia,

Venho questionar a vossa equipe se já existe jailbreak para dispositivos com IOS 10.3.3?

Obrigado,

Bom trabalho

Johnnie Walker Red Label

Resposta:

johnnie walker,

Infelizmente a Apple tem conseguido bloquear as intenções de todos os que se dedicam a descobrir criar formas de contornar os bloqueios do iOS.

A mais recente versão do iOS, a 10.3.3, lançada há pouco tempo corrigiu mais um conjunto de falhas de segurança do sistema operativo móvel da Apple.

A última versão do iOS que tem jailbreak disponível é a 10.2.1, bem distante da atual 10.3.3. Logo, e respondendo à sua questão, esta última versão de iOS disponível não tem jailbreak disponível.

A resposta a dar é aconselhar que espere a chegada do iOS 11 e a provável solução de jailbreak que poderá surgir, sem qualquer compromisso.

[Respondido por Pedro Simões]


Como eliminar a pasta Windows.old de forma correta?

Como elimino as pastas do windows anterior?

O meu problema é o seguinte, quero ter mais espaço no SSD e não estou e a conseguir eliminar as pastas do windows (windows.old) está sempre a dar “Acesso Negado à Pasta” como posso fazer?

Windows 10 Home 64 bits

Obrigado, Continuação de um excelente trabalho para a equipa pplware,

Gabriel Mendes

Resposta:

Gabriel,

Não é complicado ganhar algum espaço extra no Windows 10 e ter o seu sistema com maior folga de disco para aplicações e outros conteúdos.

O próprio Windows 10 tem ferramentas mais ou menos automatizadas para o fazer, sendo que só tem de saber como as usar.

Nos dois links abaixo vai conseguir encontrar a informação para eliminar a pasta Windows.old de forma correta.

Não deve eliminar essa pasta de forma direta, devendo sempre seguir as indicações do Windows.

Há ainda outra forma de ganhar espaço no Windows 10, esta automatizada e períodica, que pode e deve explorar. Pode encontrá-la no link abaixo:

Verifique os 3 links e verá que consegue ganhar bastante espaço no seu Windows de forma rápida.

[Respondido por Pedro Simões]


Qual o melhor smartphone que consigo comprar por 200 euros?

Eu gostaria de saber qual é o melhor smartphone com ecrã de 5.5 polegadas até 200€.

As loja podem ser media mark, fnac,worten, pcdiga e phone house que são as lojas que existem onde eu vivo que eu conheça.

Obrigado

Tiago Oliveira

Resposta:

Tiago,

Tendo em conta o valor que pretende investir, as hipóteses não são muitas no mercado nacional.

Tendo em conta os preços apresentados pelo kuantokusta.pt, tem opções como o Asus ZenFone 3 Max e o Samsung Galaxy J7 2016.

Uma outra opção muito boa é o Xiaomi Redmi Note 4 ou 4X (processador Snapdragon). Embora se encontre a um preço muito mais em conta em lojas online internacionais, em lojas nacionais também encontra a preços bons que o fazem distinguir de marcas como a Asus ou Samsung, destacando-se por ter melhores especificações por um preço bastante mais em conta.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo instalar algumas app no meu smartphone?

Boa tarde!

Sou dono de um Huawei P9 Lite já com a EMUI 5 ou seja o Android 7.0 , é recente reparei que certas aplicacoes como Bully Scholarship Edition, Sims mobile etc não dão para instalar pois dizem “O seu aparelho não é compatível com a versão” algo deste gênero no entanto se eu “sacar” o apk essas apps dão são problema…

A minha pergunta é pq na PlayStore não dá pra adquirir essas aplicacoes?

Desde já Obrigado

Diogo

Resposta:

Diogo,

Nem todas as apps estão disponíveis em todos os mercados e para todos os dispositivos.

Por vezes os programadores impõem limitações geográficas para controlar o número de utilizadores ou a progressão destes, conseguindo crescer de forma faseada. Há ainda limitações impostas por regras ou leis de cada país.

No caso das limitações nos dispositivos, estas podem ser causadas pelo hardware presente ou por requisitos específicos de cada app.

O que pode fazer, para saber se o seu Huawei P9 Lite terá em breve suporte para essas apps, é contatar os programadores e questioná-los.

Alertamos, como é normal, que deve ter muito cuidado com as apps que arranja na Internet e que instala de fora da Play Store. Estas podem parecer versões legítimas e na verdade terem malware ou outros problemas, que depois são difíceis e controlar.

[Respondido por Pedro Simões]


Compensa usar um router wifi dual ou tri-band?

Boa noite, a minha questão é sobre um assunto que no início parecia bastante óbvio mas depois nem tanto, ora cá vai:

Um router Dual/Tri/X-band tem mais performance na banda 2.4GHZ que um router single band?

Digo isto porque uma pessoa pediu uma recomendação para um router (na verdade o que ele quer é um AP) para um espaço onde 95% das maquinas apenas usa 2.4GHZ. São cerca de 30 a 40 dispositivos e o router actual não aguenta tantos ligados, penso ser um TP-Link TL-WR1043ND de primeira geração.

O router que achei mais adequado foi o ASUS RT N18U (pelos specs).

Cumprimentos,

João Ramiro

Resposta:

João,

O que um router dual ou tri-band tem a mais que os “normais” é operar também na frequência dos 5GHz.

Uma vez que o cenário que descreve usa praticamente apenas máquinas que operam na banda dos 2,4GHz, poderia parecer a utilização destes routers não seria uma vantagem.

No entanto, e porque a norma N também funciona nos 2,4GHz, aqui conseguirá uma melhoria substancial na velocidade de acesso à Internet. É importante que as máquinas que vão usar a rede tenham suporte para a norma N.

Há ainda a questão destes routers mais recentes terem melhor hardware e mais capacidade de processamento, conseguindo aceitar mais clientes em simultâneo.

Assim, e em resumo, a troca por um router novo, dual ou tri-band levará a ganhos na rede sem fios, a vários níveis.

Recomendamos que leia o nosso artigo sobre a compra de um router, onde esse e outros temas são abordados.

[Respondido por Pedro Simões]


Fui vítima de ransomware, como devo agir?

Boa tarde.

Eu fui uma das pessoas afectadas pelo ransomware Sage 2.2. gostaria de perguntar se há alguma solução para os ficheiros encriptados?

Se sim, por favor podem me indicar o que posso fazer?

Muito obrigado.

Jorge Lima

Resposta:

Jorge,

Tanto quanto sabemos, ainda não existem soluções gratuitas para recuperar os ficheiros encriptados.

A nossa recomendação é que guarde todos esses ficheiros, num local seguro, na esperança de ser encontrado um método viável para descobrir a cifra e reaver os ficheiros no seu formato original.

Assim que surgir uma solução, publicaremos um artigo com todos os passos para desencriptar os ficheiros.

[Respondido por Hugo Cura]


Que canetas posso usar no meu Surface?

Boa noite, será que têm alguma artigo ou se podem fazer um sobre pens que dão no surface sem ser a surface pen?

Obrigada e continuaçao de bom trabalho!

Francisca Sarmento

Resposta:

Francisca,

Existem muitas Stylus compatíveis com a Surface Pen, funcionando na maior parte dos Surfaces. Alguns exemplos:

O preço de todas elas poderá ser mais em conta que a Surface Pen, mas talvez não tenham a mesma qualidade, pelo que a nossa recomendação é a utilização da Stylus original da Microsoft.

[Respondido por Hugo Cura]


Huawei P8 Lite (2017) e o Samsung Galaxy A3 (2017), qual comprar?

Rui Pedro Almeida

Bom dia!

Estive a ver telemóveis, procurando qualidade e preço, e o que me pareceu boas opções foram o huawei p8 lite (2017) e o Samsung galaxy A3 (2017), o que vos parece entre estes dois, e na volta destes preços têm mais alguma sugestão?

Muito obrigado

Rui Pedro Almeida

Resposta:

Rui,

O Huawei P8 lite 2017 é superior ao Galaxy A3 praticamente em tudo, pelo que, entre essas duas opções, a nossa recomendação é sem dúvida para o P8 lite.

A rondar o mesmo preço, no mercado nacional, diria que apenas o Samsung Galaxy J5 consegue ser um concorrente na mesma gama. Pode ver a nossa análise aqui:

Depois, além-fronteiras, o Xiaomi Redmi Note 4X tem um preço mais em conta e é melhor em alguns aspetos. Se decidir optar por adquirir numa loja online, de certeza que ficará bem servido.

Há ainda o Xiaomi Mi 5, um topo de gama do ano passado, que por pouco mais de 200€ é uma opção ainda melhor que todos os outros referidos:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version