Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Uma compra na igogo.es vai ter despesas na alfândega?

Se encomendar um smartphone OUKITEL através da igogo.es estou sujeito a quaisquer despesas alfandegárias?

Por favor agradecia uma resposta muito urgente de forma a aproveitar uma campanha muito boa.

Obrigado pela vossa atenção e ajuda,

Fernando Castro

Resposta:

Fernando,

O igogo.es faz envios para Portugal, a partir dos armazéns China, HK e HK-2, por métodos que evitam a alfândega, tal como faz a Gearbest (as duas lojas são do mesmo dono).

Ao escolher “envio terrestre”, e sendo Portugal como destino, internamente é seleccionado o método equivalente a “Priority Line – Spain Express” ou Standard Shipping – Local Direct Express” conhecidos na Gearbest.

Os métodos têm funcionado muito bem, sem problemas nas últimas semanas, mas como não são oficiais, como é óbvio o destinatário não tem qualquer direito a reclamação no caso de ter de pagar taxas de alfândega, já que à partida é o que seria de esperar com um envio foram da união europeia.

[Respondido por Hugo Cura]


Indiquem-me qual é o melhor tablet para comprar?

Boa tarde,

Sigo as recomendações e análises do Pplware e numa fase de decisão quanto ao melhor tablet a comprar, gostaria de saber qual a marca/modelo recomendado pelo Pplware.

Será um equipamento para utilizar mais em lazer (ler artigos, consultar e-mail, responder a e-mails, ler jornais, fazer candidaturas, consultar LinkedIn…) do que numa componente profissional, mas gostaria que tivesse boas características para uso profissional.

Será que me poderiam ajudar com um TOP 3, que recomendassem face à utilização pretendida?

Muito obrigada.

MCpts,

Carla Isabel Carneiro

Resposta:

Carla,

É sempre difícil dar sugestões quando não referiu o tamanho que prefere, o armazenamento interno, se precisa ou não de rede móvel, se dava ou não jeito que fosse um tablet híbrido, com Windows e Android em simultâneo e, principalmente, não referiu o valor máximo que estaria disposta a dar.

Há opções para tudo mas, dentro do que é mais comum, deixamos as seguintes sugestões:

As opções que demos situam-se entre 200€ e 300€, uma valor que achamos adequado para o tipo de exigência que descreveu. Um tablet de preço inferior poderá ficar um pouco aquém do pretendido.

[Respondido por Hugo Cura]


Como posso substituir o meu atual disco por um SSD?

Ex.mo(s) Senhores,

Sou leitor assíduo do pplware e desde já deixo as minhas maiores felicitações, pois fazem um excelente trabalho. Continuem assim.

Venho colocar-vos a seguinte dúvida. Possuo um Portátil Samsung Séries 5 Ultra NP530U4C-S03PT, do qual estou muito satisfeito. Contudo, começa a dar uns ligeiros sinais de lentidão.

Tentei colocar um SSD mas o Pc não o reconhece. Tenho que instalar um driver em primeiro lugar? Como posso substituir o atual disco por um SSD?

Grato pela atenção dispensada.

Morais

Resposta:

Morais,

Sim, a troca do disco mecânico por um SSD é dos melhores investimentos que se pode fazer num computador, as melhorias são muito evidentes.

Ao dizer que tentou colocar o SSD mas o PC não o reconhece, pouco fiquei a saber. Tentou colocar como? Substituiu o HDD atual? Se sim, então terá de instalar o sistema operativo, utilizando um DVD ou drive USB de instalação:

O mesmo procedimento serve para o Windows 7 ou Windows 10.

Depois há a possibilidade de substituir a drive óptica, que já está em desuso, e adquirir uma Caddy Bay de modo a aproveitar o espaço e a interface SATA dessa drive para o disco rígido HDD que já tem no PC. Nesse caso o SSD seria ligado no local onde está actualmente o HDD e ficaria com 2 discos.

Note que, se quiser manter tudo como tem actualmente, existem ferramentas que permitem clonar o disco HDD para o SSD, desde que o SSD tenha espaço para isso. No SSD que comprou deverá estar sugerida uma ferramenta. Caso não tenha, sugiro o AOMEI Partition Assistant, que tem ferramenta de clonagem de disco:

[Respondido por Hugo Cura]


Ajudem-me, não consigo ter o Wi-Fi a funcionar no Ubuntu?

Boa tarde,

tenho um pc com dual boot: Windows 10 e Ubuntu 16.04.

Com o Windows nunca tive problemas, mas não consigo, de maneira nenhuma, por o wifi do Ubuntu a funcionar. Já experimentei várias soluções lidas na web, mas até agora nada.

Já me tinha acontecido o mesmo quando tinha instalado LinuxMint18 (o qual substituí pelo Ubuntu). O meu pc é ASUS A540L.

Já estou farto deste Ubuntu, Será que vocês conseguem resolver esta situação?

Cumprimentos

Pedro Silva

Resposta:

Pedro,

Esse problema não é novo e aparece sempre que é usado um portátil da Asus e que tenha um chipset wifi da Atheros ou outro similar.

Felizmente existe uma solução para o problema, que é aplicada usando o terminal do Linux e tendo a password de root.

Esta solução pode ser encontrada nos fóruns de suporte do Ubuntu e aplica-se em poucos segundos.

Siga então as instruções apresentadas nesta página, tanto para verificar a existência do problema como para o resolver.

[Respondido por Pedro Simões]


Não há notificações no ecrã de bloqueio do Huawei P9 Lite porquê?

Boas,

Estou com um problema que me está a causar um certo stress.

Tenho um P9 Lite e recentemente atualizou o Emui. Até aí tudo tranquilo, até gostava do outro mas pronto.

O problema é que agora, quando tenho uma notificação, seja Facebook, WhatsApp ou mensagens SMS, não aparece o ícone no ecrã de bloqueio como aparecia na versão anterior.

Ou seja, eu recebo alguma coisa, a luz fica a piscar, mas se carregar no botão (power ou lá o que é) é como se não tivesse nada, tenho que o desbloquear pra perceber o que recebi, e de onde. E isso sim, aborrece-me muito.

Já dei milhentas voltas com as opções das notificações e nada. Já procurei uma maneira de voltar ao Emui anterior e não consigo..

Por favor, ajudem-me.

Não é um problema terrível, eu sei, mas é muito aborrecido. Já pra não dizer, estúpido, caso esta versão não tenha essa opção.

Desde já, obrigada pelo vosso tempo.

Fico a aguardar.

Rita Baptista

Resposta:

Rita,

Esse problema deverá ser por falta de permissões das aplicações para aparecerem na janela de bloqueio.

Para dar permissão vá a definições, notificações e barra de estado e, por fim, gestão de notificações. Escolha agora as aplicações que pretende permitir a apresentação de notificações na janela de bloqueio e ative a opção “no ecrã de bloqueio“.

[Respondido por Daniel Jesus]


Que versão do Windows 10 devo comprar para a minha empresa?

Boa noite, peço desde já desculpa se este e-mail não serve para esta questão, mas não encontrar na legislação a resposta á minha pergunta.

Vou abrir uma pequena empresa, um centro de explicações onde vão existir no máximo 10 computadores, mas não sei qual a versão do windows 10 que posso utilizar.

Se posso comprar um pc com uma versão windows 10 sem ser a Pro ou a Enterprise, pois não necessito de ligar a servidores nem a domínios, posso utilizar na empresa?

Muito obrigado

Atenciosamente

Luís Pé-Leve

Resposta:

Luís,

Não existe qualquer imposição legal à versão do Windows 10 que deve comprar para os computadores da sua pequena empresa.

A melhor forma de decidir que versão precisa, é através da página de comparação das diferentes versões do Windows 10, que pode encontrar aqui.

Para a compra de um novo PC apenas precisa de se preocupar com o hardware que quer. Qualquer versão do Windows que acompanhe a máquina será suficiente para o que precisa. Lembre-se que quanto mais elevada for a versão, mais funcionalidades vai ter.

[Respondido por Pedro Simões]

Exit mobile version