Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Onde consigo comprar o smartphopne Oukitel C21 Pro?

Li o artigo de Maria Inês Coelho sobre o Smartphone Oukitel C21 Pro e estou interessado em adquiri-lo para oferecer ao meu filho.

Assim gostaria de saber qual é o site mais confiável para proceder à aquisição deste smartphone. Será possível darem-me uma dica?

Desde já agradeço,

Fernando Castro

Resposta:

Fernando,

No artigo que refere, está colocada a ligação à loja oficial da Oukitel no AliExpress. É um local perfeitamente confiável para comprar.

O envio é feito a partir da China e, na sequência da nova legislação da UE acerca de compras extracomunitárias, o próprio AliExpress já inclui e cobra o valor do IVA, o que facilita bastante não só pela própria cobrança, mas também pelo valor realista na compra do produto. Fica, portanto, disponível por cerca de 100€.

No entanto, há outras lojas online que continuam com os mesmos métodos de envio já anteriormente existentes, que embora o produto seja enviado da China, não está sujeito à alfândega. Um caso desses é a Banggood, uma loja também completamente segura:

O preço final é ligeiramente superior, sendo de cerca de 105€ + 5€ de portes (método EU Priority Line), mas tem vantagens: entrega mais rápida e menos burocrática.

A escolha terá de ficar do seu lado.

[Respondido por Hugo Cura]


Conseguem perceber o que se passa no meu Windows?

Boa tarde,

Estou com problemas de BSOD no meu computador portátil Toshiba com Windows 10 de 64 bits.

Fiz a reposição do sistema directamente pelas Definições apagando tudo por completo mas o problema mantem-se.

Instalei o Windows Debugging Tools (WinDbg) da Microsoft e fiz o debug nos dois “dumps” (Erros) e atualizei todos os drivers com o Driver Booster.
Ao fazer o debug dos 2 dumps, os erros que me dão são:
1.
KERNEL_MODE_HEAP_CORRUPTION (13a)
The kernel mode heap manager has detected corruption in a heap.
2.
KERNEL_SECURITY_CHECK_FAILURE (139)
A kernel component has corrupted a critical data structure. The corruption could potentially allow a malicious user to gain control of this machine.
————————————————————————————–
Também fiz o “scan” dos ficheiros do disco pela cmd e não detectou problemas.
Vou também verificar se existem conflitos de software por exemplo, e de hardware para verificar se o problema poderá ser da RAM.
Se me pudessem dar um feedback sobre este problema do BSOD agradecia.

Muito obrigado desde já pela atenção.

Cumprimentos.

Ricardo Campos

__________
Boa tarde,

Já verifiquei a RAM e também não detectou problemas, tal como no disco que neste caso é um HDD de 600 GB.

Após todos estes procedimentos, os dois erros que mencionei no e-mail anterior persistem.

Neste momento, não sei se a instalação de raiz do Windows poderá ser uma solução para estes erros que causam o BSOD, uma vez que fiz a reposição do SO apagando tudo e não resolveu.

Cumprimentos.

________________
Boa tarde,

Os erros como disse mantêm-se e o portátil depois de todas as atualizações de drivers demora bastante tempo a iniciar, aquece bastante e está bastante mais lento.

Há bastante tempo que queria trocar o disco HDD por um SSD para o computador ficar mais rápido e instalar de raiz o Windows, e penso que será a melhor solução tanto para resolver o BSOD como para aumentar a performance do computador. A RAM de 4 GB não faz diferença na performance.

Para instalar o Windows através do boot com uma pen drive depois da troca do disco podem indicar onde adquirir o ISO neste caso do Windows 10 pois o 11 ainda não saiu de forma oficial. No site do Pplware tem alguns links como o goodofffer e outros, mas não sei qual será o melhor, pois pretendo o ISO do Windows para passar para pen drive e o Office.

Agradecia se me pudessem ajudar.

Cumprimentos.

___________________
Boa tarde,

Termino estes e-mails sobre esta situação do BSOD indicando e anexando a tela que aparece quando este problema acontece.

Obrigado pela atenção. Vou tentar resolver esta situação.

Cumprimentos.

Ricardo Campos

Resposta:

Ricardo,

Os erros de Kernel indicam sempre que os problemas se devem à interação entre o software e hardware. Geralmente, acontece por 2 razões: problemas físicos no hardware ou problemas nos drivers. Olhando à informação que deu, aposto na segunda hipótese.

Sempre que possível, deve evitar instalar os drivers fornecidos pelo Windows update, e evitar também utilizar ferramentas como o Driver Boost.

Um driver, ou mesmo uma nova BIOS, não devem ser atualizados se o desempenho não estiver comprometido, se não houver condicionamento de novas funcionalidades e se não houver atualizações MUITO importantes de segurança.

Com isto quero dizer que se algo está a funcionar como deve, atualizar só por atualizar pode dar mau resultado.

Dito isto, recomendo que utilize unicamente os drivers já existentes na recuperação que tem do sistema operativo ou, caso não tenha essa recuperação, procure pelos drivers no site do fabricante do computador, ou mesmo no site de cada um dos fabricantes dos diferentes chips. A razão dos problemas que tem podem estar relacionadas com um único driver que aparentemente é adequado, mas que afinal não é.

Quanto ao Windows, poderá fazer o download do ISO gratuitamente a partir da própria Microsoft, tal como indicamos neste artigo:

Depois é que terá de adquirir uma chave da licença.

Quando à drive SSD, claro que sim, é um update imprescindível. E nos dias que correm, está a bom preço.

[Respondido por Hugo Cura]


Porque não consigo ouvir as minhas listas no Spotify?

Bom dia,

Tenho várias listas de reprodução no Spotify para Android e ao tocar a faixa nº 1 quando esta termina não passa para a 2ª faixa, dá um salto por exemplo para a faixa nº 5.

Já adicionei todas as faixas à lista de reprodução mas o problema mantém-se.

Obrigado

Resposta:

Todas as apps destinadas a reproduzir música, seja por músicas gravadas localmente ou por listas de reprodução de streaming, têm um modo de reprodução aleatório.

Não tenho dúvidas que saiba da existência desta funcionalidade, mas é possível que não tenha reparado que a tem ativa no Spotify: Shuffle Play.

Assim, deverá procurar por um botão com setas entrelaçadas e premi-lo, de forma a desativar a funcionalidade. Poderá também ver como fazê-lo aqui:

[Respondido por Hugo Cura]


É possível apagar mensagens do iPhone remotamente?

Bom dia.

Gostava que me confirmassem, por favor, e devido aos conhecimentos que têm, qual a possibilidade de alguém, à distância, apagar todos os registos de mensagens do meu iPhone com essa mesma pessoa.

Obrigada!

Sandra Babel

Resposta:

Sandra,

Esse cenário que descreve é quase impossível de acontecer, uma vez que necessitam de ter acesso físico ao iPhone para realizar essa ação.

Ainda assim, existem algumas formas menos claras de o conseguir, recorrendo a software instalado no iPhone. Esta é claramente uma situação ilegal que nos parece pouco provável de estar a acontecer.

Por fim, recordamos que muitas apps de mensagens instantâneas permitem aos utilizadores eliminarem as mensagens partilhadas com terceiros.

Ainda assim, deverá ter presente que para acontecer esta ação, a mesma deverá acontecer num curto período de tempo e surgirá essa indicação na app de mensagens instantâneas.

[Respondido por Pedro Simões]


Existe alguma app para ter o certificado de vacinação no smartphone?

Bom dia,

Além de ter o o certificado de vacinação no formato PDF, onde mais o consigo ter para apresentar sempre que me for pedido? Basta ter no smartphone num ficheiro ou existe alguma app onde este possa estar presente e sempre atualizado?

Obrigado.

Damião Nunes

Resposta:

Damião,

O certificado de vacinação pode ser obtido de uma forma simples e que mostrámos no artigo abaixo:

Isto produzirá um ficheiro PDF que pode usar no seu computador ou smartphone, para ser lido a qualquer momento.

No entanto, e para o smartphone, poderá uma uma das apps criadas para conter informação dos cidadãos.

Há uma app que foi melhorada recentemente e que pode ser usada para ter guardado este certificado. Falamos da app SNS 24, que nas suas várias versões e plataformas podem ser consultadas e obtidas aqui.

[Respondido por Pedro Simões]


Consigo ter o Windows 11 no meu portátil mais antigo?

Boa tarde.

O Toshiba Satellite que uso não é compatível com o windoes 11.

A arquitectura é de 32 bits e a memória tem só 2 GB, por exemplo.

Posso modificar alguma coisa para receber o novo Windows? Por exemplo, mexer na BIO, no TPM…

Muito obrigado.

Paulo Sabino

Resposta:

Paulo,

Existe ainda muita confusão e falta de informação sobre os requisitos do Windows 11. Apesar de estarem já definidas as bases, há ainda algumas dúvidas.

Ainda assim, poderá testar o Windows 11 se recorrer a alguns passos que já apresentámos no Pplware.

Recorde-se que falamos de uma versão de testes e que poderá estar sujeita a problemas de estabilidade e até a erros graves.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Exit mobile version