Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Como acedo a um PC com Windows 10 por acesso remoto?
Boa noite
Por mais vídeo que veja ou sites que leia nunca consigo entender como se acede de um computador a outro fora de rede por o acesso remoto do Windows!!!
Conseguem ajudar? Gosto muito da vossa página
Cumprimentos
Pedro Magalhães
Resposta:
Pedro,
Primeiro que tudo, começo por sugerir uma solução alternativa ao Ambiente de trabalho remoto do Windows. É de configuração mais simples e tem uma compatibilidade alargada, incluindo o acesso/controlo via smartphone se assim o desejar.
Falo do conhecido TeamViewer, com utilização muito intuitiva e não necessita de qualquer procedimento adicional para que funcione. Além disso, inclui imensas funcionalidades interessantes, posicionando-se assim numa posição de maior interesse para com o Ambiente de trabalho remoto:
Note apenas que é de acesso gratuito para utilização doméstica, carecendo assim de uma licença se desejar utilizar a nível profissional.
No entanto, se ainda assim tiver preferência pelo Ambiente de trabalho remoto do Windows, e considerando que está a utilizar uma versão do Windows igual ou superior à 1709, deve proceder da seguinte forma:
- no dispositivo ao qual se pretende ligar, deve ir a Definições > Sistema > Ambiente de Trabalho Remoto
- nesse janela de configuração, deve ligar a opção Ativar Ambiente de Trabalho Remoto, para que fique funcional
- depois, para que tenha controlo de quem pode aceder, deve selecionar os utilizadores que terão permissões para aceder remotamente.
No fim desta configuração feita, se quiser fazer esse controlo remoto a partir de uma rede externa à rede local, terá que configurar o reencaminhamento de portas no seu router. O local e forma como esta configuração pode ser feita varia de router para router mas, resumidamente, deve adicionar a porta interna 3389 a reencaminhar para a porta externa 3389, com ambos os protocolos TCP e UDP. Já se optar por utilizar o TeamViewer, não precisará de nenhuma configuração deste tipo.
[Respondido por Hugo Cura]
Como resolver um erro 404 no acesso à Internet?
Há uns tempos atrás começou a aparecer-me o ERRO 404 no GMAIL sempre que abro o CHROME. Fecho o separador em erro e abro o GMAIL a partir da Barra dos Favoritos e tudo fica bem.
Tentei encontrar a solução a partir da pesquisa no CHROME e encontrei a seguinte "oferta": o que é o Erro 404 - em 2 minutos - rápido e fácil!
Esta é a possível solução:
* As seguintes etapas podem ajudar a corrigir a questão:
Baixe o aplicativo (Veja mais informações sobre as instruções de desinstalação do Outbyte EULA Política de Privacidade)
Instale e inicie o aplicativo
Clique no botão Verificar agora para detectar possíveis causas de questões
Clique no botão Reparar tudo para corrigir as anormalidades encontradas
O mesmo aplicativo pode ser usado para realizar medidas preventivas a fim de reduzir a chance disso ou de outras questões no futuro
Será que é seguro? Caso seja possível gostaria de saber a vossa opinião ou se existe uma outra solução.
Grato pela vossa atenção,
Fernando Castro
Resposta:
Fernando,
Não, essa não será a melhor solução para o problema que descreve, até porque está a considerar a utilização/instalação de um software de terceiros para “reparar” algo que terá outro tipo de soluções.
O que se poderá estar a passar, é que a página de abertura configurada no seu Google Chrome, seja ela qual for, não está disponível, e portanto está a dar-lhe o erro de “página não encontrada” - é o que significa o erro 404.
O que deve fazer, é corrigir a página de abertura do Google Chrome, que poderá até ter sido modificada por alguma extensão que tenha instalado.
Assim, para fazer essa alteração, deve ir aos 3 pontinhos > Definições. No fundo da página de Definições, encontrará a secção “No arranque”, onde tem 3 opções:
- Abrir a página Novo separador
- Continuar onde deixou
- Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas
Deverá então fazer a escolha consoante a sua preferência, sendo que o mais habitual é escolher a 2ª opção referida. A que deverá ter atualmente escolhida, mesmo sem o ter feito explicitamente, será a 3ª opção.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo abrir estes vídeos no Chromecast?
Bom tarde,
Sou um leitor assíduo da vossa página, mando este email para pedir ajuda:
Tenho alguns vídeos guardados no Google Drive ( Vídeo MP4 (.mp4) ) que queria ver na minha televisão, acontece que não passam nem por Chromocast nem via AirPlay.
Se os abrir no Iphone 11 consigo visualizar muito bem.
O que se passa?
Cumprimentos,
João Paulo Silva
Resposta:
João,
Independentemente do formato de vídeo que quer ver, tem sempre disponível a opção de fazer Screen Cast (Projeção sem fios) utilizando quer um smartphone, quer o browser Google Chrome (na opção 3 pontos > Transmitir).
A reprodução desse conteúdo na TV, deverá ser feita utilizando o protocolo DLNA, que por alguma razão parece estar indisponível na TV, e daí os problemas na reprodução desse conteúdo.
Alternativamente, pode considerar colocar esses vídeos MP4 numa lista da sua conta do YouTube, com acesso privado. Dessa forma, poderá usufruir de toda a qualidade do YouTube para reproduzir e gerir os seus vídeos pessoais, com acesso totalmente vedado.
[Respondido por Hugo Cura]
Como consigo aumentar a segurança do Windows Defender?
Boas tardes.
Uso como software de protecção o Windows Defender. Uma das suas capacidades de proteção é o Isolamento do Nucleo, via Integridade da Memória.
Infelizmente, não consigo usar esta opção por ter controladores incompatíveis, nomeadamente os de uma web cam da Logitech, um de Intel, e outro dum disco externo da Western Digital.
A MS não aconselha “remover” os controladores, mudar o hardware para web cam da Microsoft implica investimento desnecessário pois a web cam da Logitech funciona perfeitamente e no site dos fabricantes não encontro controladores Intel, nem de disco externo WD que possa afirmar serem compatíveis .
Como ultrapassar esta situação e usar a Integridade de memória?
Obrigado
Cumprimentos
Joao Cortez
Resposta:
João,
A única alternativa é encontrar drivers que sejam compatíveis com o Core Isolation. Para isso poderá remover os drivers do Windows que estão com problemas e deixar que a Microsoft instale os que entender serem os mais corretos.
Aceda ao Gestor de Dispositivos e remova o que estiver a apresentar problemas no Windows Defender.
Após essa remoção, deve fazer uma nova pesquisa por alterações e deixar que o Windows encontre e apresente os novos drivers.
Estes vão ser instalados e os dispositivos ficam novamente funcionais. Se tudo tiver decorrido como planeado, o Windows Defender deverá agora permitir que use o Core Isolation como pretende.
Caso não funcione, não terá mesmo outra opção do que encontrar manualmente os drivers no fabricante que sejam suportados.
[Respondido por Pedro Simões]
Porque não consigo atualizar o macOS Big Sur?
Boa tarde,
No meu MacBook Air não consigo fazer a actualização, apesar de ter 129 GB livres. Está sempre a dar (10 tentativas em vários sítios):
"A descarga falhou
Ocorreu um erro ao descarregar as atualizações selecionadas. Verifique a ligação a internet e volte a tentar."
Como informei, fiz várias tentativas em 4 lugares diferentes que tem internet (NOS, MEO e Vodafone) e dá sempre este erro.
Gostaria de saber se tem alguma informação sobre problemas com a nova actualização do macOS Big Sur 11.2.3.
Cumprimentos,
João Martins
Resposta:
João,
Não existe um problema generalizado com essa atualização do macOS 11.2.3. Esta é uma simples atualização de segurança e por isso deveria funcionar sem problemas.
O que recomendamos que faça é que siga as instruções que a própria Apple fornece para problemas de instalação.
Nesta página da Apple terá instruções para fazer a reposição do SMC, um componente que por vezes requer alguma atenção dos utilizadores dos Mac.
Pode ainda verificar se tem presente qualquer software de firewall, VPN ou antivírus e que esteja a impedir que a descarga da atualização seja realizada.
[Respondido por Hugo Cura]
Que configuração de RAM devo usar no meu PC?
boa noite,
eu gostaria de tirar uma dúvida, eu tenho uma torre Dell optiplex 790 e ele veio com 2 pentes de 2gb de memória ram e eu comprei 2 pentes de 4gb cada um e o que eu gostava de saber era se mais vale meter 2 pentes de 4gb a fazer o suposto dual channel ou se meto os 4 pentes que ficaria com 12gb de ram
muito obrigado e aguardo uma resposta por favor e desculpe o incomodo.
Gonçalo Bragadas
Resposta:
Gonçalo,
A resposta mais óbvia é mesmo ter o máximo de memória possível no seu computador. Mesmo que consiga respostas mais rápidas ao usar o dual channel, a memória extra irá compensar.
Uma vez que tem a memória consigo e não precisa gastar mais dinheiro, o ideal é comprovar o que quer usar.
Coloque as duas configurações de memória e teste-as de forma alternada, para assim descobrir qual a configuração que lhe é mais conveniente.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Sobre o RDP na primeira resposta.
o Ambiente de trabalho remoto não está disponível nas versão Home do WIndows….
Cumps