Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Que Linux escolher para o meu portátil velhinho?
- Como faz o Spotify a validação da morada nas contas familiares?
- A extensão OneTab é segura? Posso usar sem problemas?
- Onde está localizado o MBR numa memória SSD?
- Que câmaras de vigilância devo comprar para a minha casa?
- Que SSD e RAM devo colocar no meu computador?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Que Linux escolher para o meu portátil velhinho?
Boa tarde.
Tenho um velhinho HP Pavilion zd8000 (Intel Pentium 4 CPU 3,00GHz, 32 bits, RAM 2,00Gb) que até hoje, tem trabalhado com o Windows 7. Como o 7 está a “dar as últimas” e não acredito que ele funcione bem com o 10, gostava de experimentar qualquer sistema Linux.
Não tenho quaisquer conhecimentos sobre o Linux. Estive a ver um de que gostei muito visualmente (Elementary OS) mas cheguei à conclusão que não dá para este portátil. Sendo, como disse, um total ignorante desta matéria, gostava que me ajudassem a decidir, qual o melhor sistema para esta máquina.
Obrigado.
Comprimentos,
António Prates
Resposta:
António,
Ao longo dos anos temos abordado esse tema, na esperança de poder ajudar quem quer reciclar o seu PC mais antigo.
Temos vários artigos com distribuições Linux adaptadas a esse cenário e todas com provas dadas.
Como nem todas têm todasas funcionalidades pretendidas, deixamos ao seu critério escolher a que quer usar no seu HP.
Veja nos dois links abaixo as propostas que temos e onde encontrará de certeza o que procura:
- 20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 1)
- 20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 2)
[Respondido por Pedro Simões]
Como faz o Spotify a validação da morada nas contas familiares?
Boa noite,
Sobre este interessantissimo artigo gostaria sff de um. Esclarecimento.
Já percebi que as 6 pessoas tem de residir no mesmo endereço (debaixo do mesmo teto), mas nao é obrigatório estar em casa para usar. ouvir.
No meu caso somos 6 no agregado familiar, sendo que eu e a minha esposa estamos muitas vezes fora da residência (em trabalho) mas na esmagadora maioria do ano moramos na residência.
Ora de que forma é feita a validação da residência? Basta um atestado residência da junta freguesia? Ou no momento da aceitação do convite a pessoa deve indicar/confirmar/escrever a morada da residência?
Obrigado
JAR
Resposta:
JAR,
Sendo o Spotify um serviço de streaming pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora. Nunca irá limitar a sua utilização a uma morada ou a um local específico.
Essa decisão acabaria por matar o que o Spotify tem de bom, ou seja, poder ser usado em dispositivos móveis e em qualquer lugar.
Assim, a questão da morada é apenas para confirmar que pertencem ao mesmo agregado familiar. Nunca será obrigatório que seja ouvido apenas nessa morada.
A validação, e como está descrito no artigo, poderá ser feita via indicação escrita da morada ou pela localização geográfica.
Se partilha a conta com a sua esposa não terá qualquer problema em fazer essa verificação.
[Respondido por Pedro Simões]
A extensão OneTab é segura? Posso usar sem problemas?
Viva,
A minha questão é relativa a aplicação OneTab. Dada a característica da mesma até que ponto é que seguro colocar separadores que ligam directamente para páginas confidenciais ?
P.Ex. Pode ser colocado um separador directo para o meu banco , ou seja, com acesso directo sem ter que colocar nenhuma password.
Trabalho diariamente com muitos separadores (gmail/outlook/outros softwares/bancos/ etc…) e dentro destes com diversos sub menus ,caso a OneTab não seja considerada segura existe algum modo de eu aceder directamente aos sub menus pretendidos , i.e., pex : google > google drive > folha de calculo ? ou será mais seguro colocar os separadores nos marcadores ?
Obrigado.
Continuação do bom trabalho,
JeFe
Resposta:
JeFe,
Não temos conhecimento de qualquer problema relatado sobre o OneTab. Esta extensão do Chrome agrupa os separadores para poupar o consumo de memória e não lê os dados dos utilizadores.
Do que descrevem, em momento algum recolhem informação destes separadores e nem a enviam para um ponto central. A única altura em que esses endereços podem ir para a Internet é se o utilizador os partilhar.
Mesmo nesse caso, apenas os endereços sao tornados partilhados, sem qualquer informação a ser partilhada.
[Respondido por Pedro Simões]
Onde está localizado o MBR numa memória SSD?
Bom dia,
Antes de colocar a minha dúvida e pedido de esclarecimento/informação (se possível), gostaria de vos felicitar pela iniciativa de, regularmente, publicarem artigos de interesse relevante, numa linguagem entendível tanto por utilizadores elementares como por utilizadores mais experientes, incluindo técnicos de informática.
A minha dúvida é sobre a instalação de um Sistema Operativo num disco SSD, não quanto às suas vantagens e rendimento mas quanto à memorização do código de arranque do sistema. Isto é: se num disco magnético o código de arranque do Sistema Operativo é armazenado no setor zero, do prato zero, do disco zero (e percebe-se porquê), no caso de um disco SSD, em que parte ou célula do disco é que isto se verifica de modo a que a máquina, “às escuras”, consiga detetá-lo?
Grato pela vossa recetividade e colaboração,
Cordialmente,
António J. Branco
Resposta:
António,
Obrigado desde já pela preferência.
A informação relativa ao arranque do sistema operativo, numa drive de armazenamento, está guardada no chamado Track0. Começa no sector 0, mas tipicamente é uma área com uma dimensão de 64 sectores, indo do 0 ao 63 (512 bytes).
O tal código, o chamado bootstrap code ou MBR, está no sector 0, tal como o António disse.
O local físico onde está, como o prato ou a flash e transparente. À drive, apenas é pedido acesso ao setor, e o controlador trata de encaminhar. Portanto, independentemente do tipo de drive, seja SSD ou HDD, o Track0 é sempre o mesmo Track0, com comportamento exatamente igual do lado do utilizador.
Virá esta questão no seguimento de alguma dificuldade que teve? Os problemas com o sector 0 surgem geralmente ao clonar drives. Note que para sistemas UEFI, não é necessário restaurar o MBR e Track0 (disponível como opção na maioria dos softwares).
[Respondido por Hugo Cura]
Que câmaras de vigilância devo comprar para a minha casa?
Bom dia caros, como estão?
Estamos em fase de termino de construção de uma casa em terreno que possuímos numa aldeia e a casa será para utilização maioritariamente em fins-de-semana e/ou ferias.
Ja fiz algumas pesquisas online e contacto com empresas de venda de câmaras de vigilância, contudo sem sucesso.
O que pretendemos e uma compra de 4 a 6 câmaras todas ligadas a um hotspot BLM (única tecnologia disponível), e com disponibilidade de visualização em tempo real e alertas de movimento e gravação noturna, como e habito em todas as câmaras IP WiFi. A grande dificuldade que não encontro solução na Internet e o fato de poder guardar todas as imagens em nuvem e não em cartões de memoria que todas disponibilizam slot para tal.
Possuo uma pasta G Suite com capacidade ilimitada e gostaria de enviar as gravações para esta pasta. Li alguma informação acerca da gravação via FTP, contudo não tenho experiência relativamente a esta tecnologia,
Tendo ja recorrido aos V. serviços de consultoria e tendo ficado satisfeito com as vossas sugestões e sendo um leito diario da V. pagina, gostaria de saber se me recomendam alguma marca e modelo de câmaras (não muito caras) e que consiga gravar em tempo real na Cloud da Google.
Fico grato pela V. ajuda e disponibilidade.
Cumprimentos,
Miguel Machado
Resposta:
José,
De facto, e olhando a soluções domésticas económicas, não parecem existir produtos prontos para o que pretende. No entanto, há soluções que pode considerar aplicar no seu caso.
Em concreto, e considerando câmaras Xiaomi Yi, existe um projeto open-source para configurar as câmaras, quantas quiser, para enviarem os conteúdo captados para o Google Drive. Pode ver tudo pormenorizado aqui:
Depois há outras soluções, que já dependem de um computador para fazer toda a sincronização de conteúdos. Se tiver um computador no local, ligado 24/7, então esta poderá ser uma solução com maior controlo:
Já no que diz respeito à utilização de um FTP, e como o Google Drive não disponibiliza um acesso via FTP, será necessário utilizar uma ferramenta para intermediar a cópia de conteúdos. Portanto, nesse caso precisará de um servidor FTP local, suportado por um computador ou um NAS, das câmaras configuradas para gravação para o FTP local, e depois uma ferramenta para transferir para o Google Drive, como o RaiDrive.
Como pode ver, estas 3 opções que lhe deixei implicam recursos diferentes, e outras alternativas existirão. Contudo, a primeira opções será a mais simples, até porque poderá controlar cada uma das câmaras remotamente na plataforma Mi Home, apenas estará restrito àquela marca de câmaras.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Que SSD e RAM devo colocar no meu computador?
Bom dia,
Tenho um portátil Toshiba A500 1GG e gostaria de fazer um upgrade ao disco e colocar um SSD mas como sou leigo na matéria gostaria de saber se me podem aconselhar qual o melhor em termos de preço benefício que posso colocar
Assim como aumentar a capacidade de memória RAM
Obrigado
Paulo Silva
Resposta:
Paulo,
Tal como na generalidade dos produtos tecnológicos, não é possível referirmos um como “o melhor”.
Como utilizador de drives SSD há já muitos anos, entre Samsung, Kingston, Toshiba e Crucial, felizmente nunca nenhuma falhou.
De acordo com diversos relatórios que já tenho visto, tenho as drives Samsung série Pro como sendo das mais fiáveis, mas digamos que isso não pode ser tomado como uma ciência exata. Mas, claro, também não são das mais económicas.
A série Samsung EVO a par com a Kingston A400 são, geralmente, as que se conseguem melhores preços, e é por aí que faço a minha recomendação.
Quanto à RAM, de acordo com o modelo que referiu, suponho que atualmente tenha 4GB. Entre a RAM e a drive SSD, de facto, o mais importante é de longe a drive SSD. Ao fazer um upgrade ao disco, o aumento de desempenho é notado imediatamente e, mesmo considerando uma situação em que a RAM chegue ao seu limite, a drive SSD continua a ser determinante no desempenho de todo o sistema.
Antes de fazer a compra de mais RAM, observe no Gestor de tarefas (Ctrl+Shift+Esc), separador Desempenho, e observe a percentagem de ocupação de RAM. Se estiver regularmente acima de 80%, então é sinal que o seu tipo de utilização poderá ser beneficiado se tiver mais RAM.
Quanto à escolha da nova RAM, faça os possíveis para comprar igual, ou pelo menos com frequências e latências o mais semelhantes possíveis (use o software CPU-Z para verificar isso).
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões