Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Devo seguir ou não este conselho do Facebook?
- Que me recomendam? Xiaomi Mi A2 ou Xiaomi Mi A1?
- Acham o Lenovo Z5 um smartphone interessante?
- Como consigo ligar o Windows 10 à TV Haier U55H7000 55″?
- Que curso deve seguir para ser um ethical hacker?
- Será que consigo usar apenas a norma AC no meu router?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Devo seguir ou não este conselho do Facebook?
Bom dia
Tenho visto isto no Facebook e como de vez em quando aparecem destas coisas meia abrasileiradas, fico com dúvidas, se faço bem ou não seguir o conselho ali dado.
“Apeteceu-me e, vou ficar â espreita !!!
Percebendo que já não vejo publicações de tantos conhecidos e amigos, eu também decidi tentar contornar a alteração do algoritmo do Facebook, que criou essa anomalia.
Vê como evitar ver os mesmos 25 amigos do fb e mais ninguém.
O Feed de notícias mostra recentemente apenas as publicações das mesmas pessoas, cerca de 25, e várias vezes o mesmo.
O novo algoritmo só destaca as pessoas que leem as mútuas publicações.
Trata-se de uma decisão arbitrária, unilateral, devida a mera conveniência de gestão, pois poupa enorme sobrecarga aos servidores da atividade do Facebook.
Por isso, querendo manter a sua própria liberdade de escolha, troque-nos um favor:
Quem está lendo essa mensagem deixe um comentário rápido, um "oi", um adesivo, qualquer coisa, que será exibida no feed de notícias do destinatário.
Replica esta ação e tudo vai voltar como antes, não deixando ao facebook a liberdade de escolher os respectivos amigos.
(por isso, copia e cola este texto no seu mural para que você possa desfrutar de mais interação com todos os seus contatos e contornar o sistema).
Obrigada pela dica de quem já copiou e colou.
obrigada desde já...”
Isto é que tem aparecido na minha página e desde já agradeço a vossa ajuda
Atenciosamente
Melhores cumprimentos
Júlio César C. Ferreira
Resposta:
Júlio,
Respondendo diretamente à questão, não faz bem seguir o conselho dado, até porque o seu grupo de amigos pode estranhar esse comportamento.
Digamos que o algoritmo do Facebook é o "segredo deles" e está em constante alteração, ninguém (fora da empresa) o conhece verdadeiramente. Mesmo que alguma sugestão desse tipo consiga fazer com que algo pareça ter mudado, será apenas temporariamente até que surja uma nova alteração.
Assim, deve utilizar o Facebook como sempre utilizou, e até evitar espalhar esse tipo de publicações... não dão em nada.
[Respondido por Hugo Cura]
Que me recomendam? Xiaomi Mi A2 ou Xiaomi Mi A1?
Bom dia,
Vim por este meio pedir uma opinião ou dar uma sugestão.
Opinião: Gostava que me dessem uma opinião, atual, de se seria melhor a compra do smartphone Mi A1, ou, se por outro lado, o Mi A2 seria melhor, visto que tenho poder económico para ambos e necessito de um smartphone nesta gama.
Sugestão: Poderiam fazer uma análise do smartphone Xiaomi Mi A2 e se possível fazer uma comparação ao seu antecessor, visto que as vossas análises são uma das melhores da Internet.
Obrigado pela vossa compreensão e atenção.
Guilherme Jorge
Resposta:
Guilherme,
Se o valor a investir não é um problema, sem dúvida que o Mi A2 é a escolha acertada.
É melhor a todos os níveis: design moderno (maior aproveitamento da frontal para o ecrã, com formato 18:9), processador superior (gama média/alta) e câmaras traseiras muito superiores mais adequadas para ambientes de pouca luz (f/1.8), algo onde o Mi A1 falhava. Também o carregamento rápido suportado é agora o QC4.0.
Ainda não temos uma data prevista para a publicação da análise.
[Respondido por Hugo Cura]
Acham o Lenovo Z5 um smartphone interessante?
Boa tarde,
Sigo a vossa página e gostaria de obter a vossa ajuda, caso seja possível.
Queria comprar um telemóvel até 250€ e estou bastante indecisa. Estive a ver o Xiaomi Mi A1 mas perdi a ideia quando verifiquei a radiação.
Também analisei o Lenovo Z5. O que acham? Existe algum que não estou a contemplar? Caso não exista no mercado português, sabem de um site fidedigno para comprar?
Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Obrigada
Carla Alves
Resposta:
Carla,
O Lenovo Z5 é um modelo bastante interessante, face ao preço a que está disponível, é uma boa opção.
Estive a ver esse Lenovo Z5 e na loja Geekbuying e ainda oferecem um vidro temperado e uma capa de proteção, o preço fica ligeiramente acima daquilo que indica, mas provavelmente até ia comprar estes acessórios separadamente.
Se optar por esta loja deverá escolher o método de envio EU Priority Line, de forma a que não fique retido na alfândega.
Deixo aqui o link:
Como falou no Mi A1 seria mais interessante optar pelo novo Mi A2, encontra-se dentro do orçamento e é mais recente. Há também outros modelos da Xiaomi, como o Redmi Note 5, ou o Redmi 5 Plus (este já mais em conta, mas também com bom desempenho).
A Gearbest é também uma loja online a ter em consideração, apenas terá que escolher o mesmo método de envio (Priority Line) para não ter surpresas.
[Respondido por Maria Inês Coelho]
Como consigo ligar o Windows 10 à TV Haier U55H7000 55″?
Olá Pplware,
Na TV Haier U55H7000 55″, é possível fazer screen share de um laptop com windows 10?
É que eu ainda não descobri como.
Obrigado.
Marco Esteves
Resposta:
Marco,
Sim, é possível fazer screen share de um computador com Windows 10, laptop ou desktop, desde que o computador suporte a tecnologia e esteja ligado na mesma rede da TV.
Para o fazer, na TV basta mudar a Source para “Wireless Display”. Do lado do PC, basta ir às definições rápidas (no painel de notificações junto ao relógio), clicar “Ligar”, e esperar que a TV apareça listada como ecrã sem fios.
Depois é só clicar e a ligação é feita imediatamente. É depois possível escolher como ecrã duplicado, estendido ou ecrã único, tal como se a TV estivesse ligada por cabo ao PC.
[Respondido por Hugo Cura]
Que curso deve seguir para ser um ethical hacker?
Boa noite, não sei se isto é um pouco offtopic, mas gostava que me ajudassem numa decisão.
Acabei este ano o 12º e quero ir para a universidade. O meu objetivo é ser um "ethical hacker", mas estou com dificuldade em escolher um curso que me dê as bases, ou pelo menos algum conhecimento, para essa área. A minha indecisão é entre Eng. Informática, Eng. Eletrotécnica de Computadores e Ciência de Computadores.
As minhas notas na 1ª fase dos exames não foram as melhores (tenho uma média á volta dos 14.7/14.2) mas a 2ª fase correu bastante melhor (média de 16.1/16.2).
Gostava de saber opiniões em relação aos 3 cursos, qual ou quais os que se encaixam melhor nesta situação, tendo em conta a minha média, e quais as melhores universidades para esse efeito.
Agradeço desde já a disponibilidade para responder a esta dúvida.
Pedro Teixeira
Resposta:
Pedro,
Neste momento estou no segundo ano do curso de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Nas linhas que se seguem vou tentar dar-te a minha opinião de forma mais imparcial possível. Também já estive na tua situação e sei o quão inquietante pode ser para quem está a procura de respostas antes de escolher o que seguir na faculdade.
Portanto, Ethical Hacking é uma área fascinante. Não há dúvida, e percebo o encanto que tens por ela. No entanto, ela não é nada sem as bases corretas de informática e sem perceber os princípios básicos.
Durante o 12º tentei decidir entre Ciência de Computadores na FCUP e engenharia informática (em qualquer lado) e vou explicar-te porquê. Talvez te ajude na situação em que te encontras neste momento.
Eu sempre acompanhei muito de perto a forma como Computer Science, aquilo a que cá em Portugal se chama Engenharia Informática, é ensinada e procurava um curso que se aproximasse o mais possível dos padrões internacionais.
Por exemplo, em muitas faculdades no país, na área da informática, estás muito preso ao programa, principalmente quando entras num curso com mestrado integrado. E em alguns casos só a partir do quarto ano é que te permitem escolher aquilo que se chamam de disciplinas opcionais.
Em Ciência de Computadores na FCUP encontrei a liberdade que queria. Estou no segundo ano e para este ano já pude escolher 3 das cadeiras que vou ter. Para além disso, gosto muito de programação competitiva e a FCUP é uma referência em concursos de programação.
Mais ainda, tens um corpo docente e um conjunto de profissionais que são referências não só a nível nacional como também internacional e que estão, de facto, a fazer verdadeiras contribuições para o avanço da ciência de computadores. (Não é publicidade ao curso, simplesmente é a verdade). Em muitas faculdades não vês o que vês na FCUP. Os docentes trabalham mesmo nos centros de investigação de maior prestígio do país. E a parte melhor é que estão sempre prontos a ajudar-te e a partilhar conhecimento.
Voltando a ti.
Eu só posso falar daquilo que conheço e acredito que já tenhas feito bastante pesquisa por ti próprio. Portanto, vou dizer aquilo que eu faria. Na FCUP tens o melhor mestrado de segurança informática do pais. Aliás, o Hacker mais valioso do mundo estudou na FCUP e frequentou o mestrado de que te estou a falar. Agora é investigador no INESC-Te. Para além disso, desde o primeiro ano, tens clubes e grupos de estudantes de Ethical Hacking. Basta juntares-te.
Eu faria o seguinte. Ciência de computadores ou um curso de 3 anos de informática e depois fazer o mestrado na FCUP. As bases são muito importantes em qualquer área da informática.
Agora quero também que reflitas numa coisa: aquilo que hoje temos, por exemplo, App Store, smartphones, tablets, blockchain, há 10 anos não existia… Portanto, o mais provável e que daqui a 10 anos estejas a trabalhar em algo que nunca mexeste na tua vida académica e vais ter que te adaptar. Acima de tudo, o curso vai ensinar-te a aprender. E isso é o mais importante.
Depois és livre de fazer o que quiseres, mas as bases são muito importantes.
Engenharia informática é também uma opção mas já não te posso ajudar muito. Tens que falar com alguém que frequente o curso na instituição para onde queres ir.
[Respondido por Tomás Santiago]
Será que consigo usar apenas a norma AC no meu router?
Caro Pplware, possuo um router ASUS (modelo RT-AC58U) sendo que este suporta a norma 802.11ac. Tenho activas e configuradas as três seguintes redes:
1) Uma na banda dos 5Ghz (rede principal);
2) Duas na banda dos 2,4Ghz:
- rede secundária;
- rede “guest” [nesta banda por uma questão de compatibilidade com um n.º mais alargado de dispositivos]
Pelo que verifico nas propriedades de rede no meu PC principal (Windows 10 e ligado à rede, por wi-fi, na banda dos 5Ghz), o qual suporta igualmente a norma acima indicada, o protocolo em uso encontra-se na norma 802.11n.
Posto isto, venho por este meio solicitar a vossa ajuda para a seguinte questão:
É possível configurar o router por forma a que este faça uso exclusivo do protocolo 802.11ac?
Obrigado.
Resposta:
Bom dia Nuno,
Do que sabemos, esse router não tem uma opção específica para limitar a utilização de outras normas que não a AC ou outra qualquer.
Também nos parece que caso que caso pudesse fazer isso, ia limitar as restantes redes ao AC, algo que não deverá querer fazer.
Por outro lado, e isto numa vertente mais prática, parece-nos que fazer essa limitação no router teria um impacto negativo muito maior do que aquele que iria querer.
Estaria a limitar a sua rede principal a essa norma e teria sérias dificuldades em conseguir ligar equipamentos mais antigos.
O que poderá fazer é alterar a configuração do Windows, nas definições do driver, para que use preferencialmente ou exclusivamente a norma AC.
Lembre-se no entanto que mesmo esta alteração pode ter impacto na utilização do seu equipamento fora da sua rede, por estar exclusivamente a querer usar o AC, que pode não ser suportado nessas outras redes.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano